Mário Soares: Parlamento expressa sentimento de “gratidão eterna”

Antigo Presidente da República foi recordado pelo seu “legado de coragem política” e homenageado com aplausos de pé por todos os partidos representados no Parlamento.

Foto cedida
Foto cedida

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira por unanimidade o voto de pesar pela morte de Mário Soares. O manifesto de “perda” e de “gratidão eterna” lido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, motivou aplausos de pé entre todas as bancadas parlamentares.

“Se hoje Portugal se distingue na Europa e no Mundo pelo seu grau de coesão nacional, muito o deve ao contributo liderante de Mário Soares. O sentimento de perda é assim acompanhado por um sentimento de gratidão eterna”, refere o voto de pesar lido por Ferro Rodrigues.

Mário Soares foi recordado como “um dirigente influente da Internacional Socialista, que viria a contribuir, de forma relevante, para o sucesso da democratização portuguesa e da integração europeia de Portugal”, deixando um “legado de coragem política”, num percurso onde terá cometido também “alguns erros”.

“Cometeu erros, certamente, mas sempre entendeu a política democrática como uma atividade apaixonante, feita de vitórias mas também de derrotas, assente em escolhas claras e convicções fortes”, refere o voto de pesar.

“Mário Soares tinha a intuição dos grandes políticos e a visão dos grandes estadistas. Antecipava os grandes movimentos do seu tempo, e disso beneficiou o país, que assim melhor se posicionou perante os desafios da História”, assinalou Ferro Rodrigues.

O ex-líder do Partido Socialista foi depois homenageado com aplausos de pé por todos os partidos representados no Parlamento. Seguiu-se o cumprimento de um minuto de silêncio e o hino de Portugal, tocado por uma banda da GNR e entoado no Plenário pela maioria dos deputados.

A sessão evocativa do antigo Presidente da República contou também com a presença da família de Mário Soares nas galerias da Assembleia.

Mário Soares morreu este sábado, aos 92 anos, depois de a 13 de dezembro ter dado entrada no Hospital da Cruz Vermelha devido a complicações respiratórias.

  • Antonio

    Voto de pesar merecido e justo. Parabéns as autoridades que planearam e organizaram o Funeral de Estado, bem como a todos os participantes. A Dignidade, a disciplina e a meticulosa organização marcaram todos os momentos. A perfeição esteve à vista e foi tocada.

    • Arlindo

      A serio!? Ate a bandeira nacional que lhe cobria o caixoto foi trocada e tu burro nem viste. Esse traidor e traficante matador nem a bandeira nacional levou em cima pa!

      • Antonio

        Burro e ordinário és tu, que não sabes nada da nada, não sabes refletir nem pensar. Mas aproveito para te ensinar; a Bandeira Nacional nunca é sepultada com o homenageado e mais tu hoje escreves as ofensas que escreves, porque houve um Mário Soares que criou as condições necessárias para que fosse possível falar mal de quem nos apetecer, incluindo daqueles que criaram essas mesmas condições.

        • Arlindo

          Cala te bebado e junta te entao ao tal traficante que te deu as condicoes. Devias lhe pagar o funeral tambem e o hospital privado

          • Antonio

            Não posso, tenho por missão andar por cá a tentar domar, domesticar e por fim civilizar animais selvagens como tu. Pela tua linguagem vejo que és um caso perdido…desisto. À propósito de funerais, antes de morreres, deixa escrito que queres ser incinerado, não há engano é mesmo incinerado, é que pessoas como tu, depois de mortos, nem para estrume servem. Anormal…

          • Arlindo

            A bandeira que cobriu a urna de Mário Soares até aos Jerónimos é diferente da verdadeira.

            A utilizada no cortejo fúnebre apresenta os castelos com a porta aberta
            (ou sem porta), enquanto na Bandeira Nacional estão fechadas.

            No entanto, a bandeira que cobria a urna que esta terça-feira foi
            apresentada aos milhares de pessoas que acorreram às últimas cerimónias
            fúnebres do antigo Presidente da República já tinha os castelos da
            versão oficial.

            Aprende burro ja que andas para ai a ladrar ao menos ladra a verdade

          • Antonio

            A tua linguagem ordinária e mal educada não é merecedora de resposta, mas não resisto em perguntar-te o que é que isso interfere com os méritos patrioticos e democráticos do falecido? E já agora não resisto a recordar que esse assunto é velho, pois têm aparecido muitas versões da BN, quando só deveria haver uma única versão, inclusivamente diz-se que algumas que têm aparecido por aí terão sido fabricadas na China e isso explica todos os erros detetados
            Mas insisto, o que é que isso tem a ver com o homenageado?
            Podes saber alguma coisa, mas falta-te tolerância e educação ou seja falta-te muito, falta-te muito para seres um homem.

          • Arlindo

            Sabes o que o Chefe Suspiro do Campo Pequeno disse ao costa bosta.. vai para o c estou farto da tua educacao de tasca.Mas o costa bosta , claro sem vergonha ou quaisquer valor ainda lhe estendeu a mao ah!ah!. Mao facas o mesmo e junta te ao teu homeageado traidor, traficante de armas que sempre viveu a custa dos tugas e adorado por saloios burros como tu.

          • Antonio

            Deixa a droga, antes que um dia desses, alguém te encontre caído numa viela com a boca cheia de formigas

          • Arlindo

            Estas a ver que nem vergonha nem principios tens velho burro. Usas bem as condicoes que teu homenageado te deixou. ate logo

      • MAG

        Do pouco que vi, do esbanjamento de dinheiro do erário publico, também reparei nesse pormenor, aliás, a bandeira portuguesa tem sido muito maltratada há uns bons anos.

        • Arlindo

          Devia ser so o ignorante do toino que se diz antonio a pagar porque ele e que recebeu as condicoes que o traficante lhe deu..bolas que povo!

  • Arlindo

    O clube Bilderberg, a CIA, a Maçonaria, o tráfico de armas, os atentados, os
    partidos ao serviço de tráfico de armas, parece uma história de países
    distantes e perigoso… Ou de filmes americanos!

    Mário Soares, (o preferido dos traficantes de armas)

    PS (referido, pelos americanos, como o partido amigo dos americanos)

    Banco BIC de Angola, e o envolvimento do pai (José Pedro Castro) e do filho, director adjunto do
    BIC (Bruno Castro), no tráfico de armas.

    Viva portugal e porcos todos que o povinho estupido tanto adora

  • Brytes_Lx

    quantos dos deputados representam mesmo o sentimento que os “retornados” têm neste momento?
    quantos dos deputados leram a entrevista ao Der Spiegel há uns anos atrás?
    quantos dos deputados sabem realmente o que o joão (villaret) soares trazia no avião quando teve o acidente?
    quantos dos deputados sabem das relações do clã com Savimbi?
    quantos dos deputados já falaram com rui mateus, ou melhor: já leram o seu livro “memórias de um ps esquecido” ?

    • Born in 1960

      Exponha aqui os link’s para todos podermos ler.

      • Brytes_Lx

        para entretenimento e em formato de livro de bolso que resume e bem o xuxalismo do “só ares”

        Ler “Contos Proibidos: Memórias de um PS desconhecido”, de Rui Mateus,

        • Born in 1960

          Esse já foi lido. Agora temos o livro de memórias do cavaco Silva.

  • Mafurra

    Uma pessoa que é odiada por comunistas e fascistas SÓ PODE SER BOA.
    Viva sempre Mário Liberdade Soares !

  • Fernando Silva

    bem podem agradecer ao homem!!!!!