Marcelo: “Caso encerrado. Os SMS não mudarão a minha posição sobre o ministro”

Em entrevista ao Expresso o Presidente da República deu o caso "por encerrado" e defende a continuidade de Mário Centeno.

Cristina Bernardo
Cristina Bernardo

O Presidente da República ficou descontente ao saber da troca de mensagens entre Mário Centeno, ministro das Finanças, e António Domingues, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em entrevista ao Expresso, Marcelo não quis prestar muitas declarações mas acabou por afirmas que as mensagens “não mudarão a minha posição sobre o ministro”.

Segundo o semanário, Marcelo Rebelo de Sousa telefonou a António Lobo Xavier, depois de a SIC ter divulgado parte das mensagens. “Foi depois de falar ao telefone com Xavier (que é amigo de António Domingues) e de ficar a saber da existência de SMS que provam terem sido trocados, entre o ministro das Finanças e o ex-presidente da Caixa, detalhes sobre a forma como se iria evitar a declaração de património dos novos gestores da CGD, que Marcelo decidiu tomar posição”, escreve o Expresso.

O Expresso também noticiou que o Presidente da República sabia do pacto de silêncio sobre o decreto da CGD, e estava contra as exigências de António Domingues. Em junho “avisou António Costa que a lei 4/83 que obrigava os gestores da CGD a declararem o património no Tribunal Constitucional (TC) não era prejudicada pelas alterações que o Governo introduziu no Estatuto do Gestor Público. Ao que o Expresso apurou, o Presidente da República, além de deixar claro que era contra isentar os gestores de declararem o património, tentou que o Governo abrisse o jogo (com uma eventual referência à lei 4/83) no decreto que aprovou em junho. Mas António Costa opôs-se (as negociações entre o ministro das Finanças e António Domingues estavam em curso) e Marcelo acabou por omitir o assunto”, escreve o semanário.

Mas segundo o Diário de Notícias, Belém desmente essa informação. “O Presidente da República mil vezes perguntou ao primeiro-ministro se havia algum acordo para isentar a administração da Caixa Geral de Depósitos da entrega das declarações de património e rendimentos no Tribunal Constitucional e mil vezes o primeiro-ministro lhe respondeu que não”, garantiu ao Diário de Notícias uma fonte de Belém.

Segundo a SIC Notícias, numa das mensagens enviada por Mário Centeno a António Domingues, o ministro terá dado a entender que já tinha conseguido que o polémico decreto-lei não incluísse a obrigação da entrega da declaração de património ao Tribunal Constitucional. Na versão revelada à SIC, o ministro das Finanças terá deixado claro ter conseguido que o diploma não diga nada sobre a declaração de património, referindo-se ao decreto que alterou o estatuto de gestor público e que foi elaborado pelo escritório de advogados (Campos Ferreira e Sá Carneiro) aportado ao processo pelo ex-presidente da CGD.

Ainda não se conhecem as mensagens na íntegra.

  • pensador

    Talvez o Sr. Presidente mude a opinião quando,
    chegar a Troika a Portugal, pela tonteira desta “geringonça”.
    Enfim, é aguentar esta situação até tudo estoirar …….

    • jonyk

      ehehe ….2,2% de deficit…a tripla SWAPEIRA/DROGADO/PANASKA …ajudada pelo BRUTAL AUMENTO D EIMPOSTOS do gasparzinho…..nem uma única vez acertou..eheheh

  • Castedo Douro

    bonito, mente o presidente, mente o primeiro ministro, o BE e o PCP engolem sapos, o PSD e CDS caçam gambozinos. Até a barraca abana.

    • JPTuga

      E quem se lixa? Como sempre? Vá lá. Uma hipótese…

      • ximpanze

        ahh.. o “coelho & co.”…?

    • ximpanze

      Só o Castedo Douro não mente. Ele é o único que diz a verdade. O resto é tudo mentirosos. Incluindo eu.

      • Castedo Douro

        Contra factos não há argumentos. Não são verdade nem mentira, são factos.
        O Dr que escolhe ser chimpanzé só pode ser macaco, palhaçadas não são para ser levadas a sério.

        • ximpanze

          A quem o diz, caro senhor!

  • Eu mesmo

    Ora pois claro…, para além do derrotado oportunista Bosta, os SMS’s também queimam o catavento…
    Por isso “não interessam”…
    Reles “gente”….

  • AJ AJ

    para o pcp e be o poder já fala mais alto que a verdade.

  • QuartaClasse

    Sr. Presidente, temos a certeza de que a sua opinião seria totalmente diferente se estivesse na cadeira de comentador e o PR fosse outro.
    Vá-se catar, que o seu mal é pulga.

    • Simplório

      agora tudo provoca azia, até o pr da mesma cor.

      • justo

        Estão com medo! E então fogem dizendo palavras de xaxa como: azia, tricas, enraibecido. Bem se ve como a esquerda é ignorante e parasita que ataca e não quer ser atacado

        • ximpanze

          Já tu, cheio de “raiba”, não atacas. Só mordes, escoiceias, e marras.

          • justo

            não fales em público da tua familia!

          • ximpanze

            Não.Eu estava a falar da tua mãe e do teu pai.

    • Antonio

      Se conseguisse ter ido além da quarta classe conseguiria ler um texto e, certamente, teria notado na passagem em que se diz que o homem em que votou e agora manda calar “avisou António Costa que a lei 4/83 que obrigava os gestores da CGD a declararem o património no Tribunal Constitucional (TC) não era prejudicada pelas alterações que o Governo introduziu no Estatuto do Gestor Público” e, assim, os sms podem servir para muita coisa mas não para provar a “combinação” de isenção de entrega das declarações.

      Por isso, se calhar o problema não é que o “mal” seja “pulga” mas que você gostaria que fosse “piolho”.

      • justo

        Está a falar do Bobo da Corte ou o Padre Teresa de Portugal?

        • Antonio

          Como não conheço esse tal Bobo da Corte nem faço a mínima de quem seja o tal Padre Teresa de Portugal, limito-me ao carnaval e cortejo folclórico desta novela sem sentido acerca duma mentira que, como a Lei que obriga à entrega das deflações nunca foi alterada, acaba por ser querer apenas para distrair a malta com o que se teria passado entre o sr. Domingues e o sr. ministro e acabou por não contar para o campeonato…ao contrário da antecessora do sr, Centeno que faltou à verdade no Parlamento acerca dos swaps, e isso nunca incomodou nem exaltou as santas almas que agora tão acessas andam na defesa da ética e da verdade.

          E, a mim o que me incomoda é o pagamento destas cenas de jogos florais como se os srs. deputados não tivessem algo de mais sério com que se preocupar, numa Comissão que deveria investigar o que se passou na gestão da CGD até 2015 e, por isso, antes do que agora está a causar tamanho sururu.

          • justo

            O Centelho é mentiroso: E o Bobo da corte e o padre Teresa de Portugal é o Marcelo!

          • Antonio

            Tanta revolta por ter votado nele e, agora, não o ver alinhar no folclore?
            Pelos vistos, considera assim o Dr.Centeno mas continua a ser um inabalável devoto de Santa Maria Luís dos Swaps o que, realmente, parece ser muito…justo.

          • justo

            Dr., ahhahahahah um mentiroso, rua sem vergonha!

          • Antonio

            Realmente, e por mero facilitismo e por muito que isso lhe custe, Dr. não é inteiramente correcto pois o sr. tem direito ao título de Doutor escrito por extenso, o que ainda tem muita importância nesta terra de Drs., Doutores e quejandos mas onde, pelos vistos, você só consegue ver os “mentirosos” que reflictam a luz na sua faixa do espectro luminoso.

      • QuartaClasse

        Refiro-me à opinião de “caso encerrado”.
        É claro que não o consideraria encerrado se estivesse na cadeira de comentador.
        Como comentador, continuaria ele próprio a escalpelizar o caso enquanto não chegasse ao osso.

        • Antonio

          Pois é, mas o que acontece é que o caso já chegou ao osso, já lhe chuparam o tutano e agora só se anda a roer no dito, dando-lhe voltas e voltinhas sem vontade de o acabar.

          • QuartaClasse

            Está longe disso.
            O Costa é o manipulador que está por trás de toda a história e tem de arder mais que o Centeno.

          • NovoNick

            É mesmo deficiente cognitivo, então os únicos que foram leais com todos os intervenientes, os únicos que não fizeram fugas de informação é que vão arder? Em que realidade paralela é que vive?

          • QuartaClasse

            O Centeno é um fantoche nas mãos do Costa.
            O Costa é que queria ludribiar o parlamento e o país.

          • NovoNick

            Então quem foi leal à Presidência da República, quem nunca permitiu qualquer fuga de informação é que quis ludibriar? Deixaram-o sair do manicómico devido a cortes orçamentais?

          • QuartaClasse

            Acho que está a confundir as palavras públicas da presidência com as palavras dos bastidores da presidência.
            O Costa até foi duplamente leal à presidência.
            Foi publicamente leal com o presidente público e foi sorrateiramente leal com o presidente dos bastidores.
            Também já está claro que temos dois presidentes: o público e o dos bastidores.

          • NovoNick

            O Costa? Seu filho da p*ta, para si é sr. Primeiro-ministro, percebeu? Foi sempre leal com todos os intervenientes, TODOS, compreendeu?

          • QuartaClasse

            O Ronaldo, o Costa, o Marcelo, o Pinto da Costa, etc.
            Com figuras públicas, é mesmo assim.
            O criminoso Costa até merecia bem pior, tipo ladrão Costa, chulo Costa, etc.
            E não se preocupe porque não vou repreendê-lo quando tratar o Passos como costuma tratar.

          • NovoNick

            Qual Passos? O Coelho de massa má, corrupto de m€rda que perdoou três mil milhões de euros aos corruptores angolanos? Esse Passos?

          • QuartaClasse

            Assim está melhor.
            Cheguei a pensar que havia um impostor bem-educado a usar o seu nick.
            Quando ao resto, não invente que lhe fica mal.

          • NovoNick

            Verifico que continua com dificuldade em se habituar à linguagem virtual, ainda bem que o Coelho de massa má dos corruptos passos substituiu a garantia do estado angolano por uma sua, o Novo Banco será certamente vendido sem prejuízo para os contribuintes portugueses, ganhe vergonha na cara.

          • Antonio

            E onde sugere que se vá ser a fogueira em que os que considera relapsos ardam nas chamas que purifiquem as suas pecadoras almas?
            Só compreenderia essa sanha se o Dr. Domingues se sentisse suficientemente ludibriado ao ponto de o nomear para ser defensor público, dado a Lei não foi alterada como desejava e os seus outros advogados terem deixado passar.

          • QuartaClasse

            A comunicação social trata do assunto.

          • NovoNick

            É exactamete o que nós (centro-esquerda progressista naciona) esperamos, que continuem a expor quem são as fugas de informação e quem foi leal com todos os intervenientes.

          • Antonio

            Bem, o Dr. Matos Correia já se demitiu da Presidência da Comissão e,agora, você abandona também o seu constituinte “oficioso”?

            Mas, deixe que lhe diga, esse seu passar de obrigações para a comunicação social é um tanto ou quanto extemporâneo porque a dita há muito se apercebeu das potencialidades do petisco e enquanto ele vender papel ou der audiências não tenho dúvidas de que irá manter o auto de fé em curso.

          • QuartaClasse

            Você não é bom da cabeça.
            Quem sou eu…

          • Antonio

            Meu caro, quem não quer ser lobo (perdão, advogado) não lhe veste a pele…a não ser que se sinta assim como uma espécie de Santa Rita de Cássia e isso o tenha impelido a sair em defesa duma causa na esfera daquelas em que a Santa é dito interceder.

          • QuartaClasse

            Deve estar a fazer confusão com outra pessoa.

          • Antonio

            Curioso porque, na realidade, essa afirmação pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa, uma espécie de Gato de Schrödinger do “ciberespaço”, admitindo que dentro da caixa em que teríamos fechado a sua “persona” apenas no é dito se encontra o QuartaClasse.
            Mas, realmente, quem é o QuartaClasse? O lobo ou a pele?

          • QuartaClasse

            Comparando com os socialistas e comunistas, sou um cordeiro inocente.

          • Antonio

            Tadinho!…ou, continuando com o lobo e a pele, teremos o lobo disfarçado com pele de cordeiro?

            De qualquer modo, e se for mesmo esse cordelinho, cuidado não lhe apareça por aí o Hannibal Lecter de surpresa e atrás dum arbusto.

          • NovoNick

            O comportamento de António Domingues é indigno dum banqueiro: entregar os SMS a um advogado que não estava directamente envolvido no processo deve ter feito com que o avô dele desse voltas na cova.

        • ximpanze

          Por alguma razão não és, nem jamais serás, comentador, mesmo se vieres a conseguir tirar a quarta classe.

        • NovoNick

          Não está encerrado não, nós (centro-esquerda progressista nacional, também conhecido como geringonça) queremos mais 2% dos votos devido a mais esta vossa acefalia.

          • Cruzado

            É preferível poucos mas bons à relé!

    • ximpanze

      Quarta classe é o que tu andas agora a tentar tirar, não é? Eu, que me cato todos os dias, tenho a impressão que o teu mal é a carraça.

      • QuartaClasse

        Carraças são os socialistas.
        Chupam o povo sem o povo sentir dor.

        • ximpanze

          Deves andar cheio de socialistas.

          • QuartaClasse

            Cheio de socialistas e chatos semelhantes.

          • ximpanze

            Coça.

    • NovoNick

      Loucos certificados deveriam estar institucionalizados, deixaram-o sair devido a cortes orçamentais?

    • felisteus matos

      Queres fazer o frete à Direita ou trabalhas mesmo para eles?

      • Cruzado

        E o seu caso? É o medo em relação esquerdalhos? Ou nasceu assim? Coitado.

    • Cruzado

      Não admira na ONU terem-no confundido com um simples comentador!

      • Miguel Ferreira

        Não foi a ONU. Foi um jornalista de uma cadeia de televisão francesa que não fez o trabalho de casa devidamente, e foi até motivo de galhofa no estúdio da dita televisão. O Marcelo até saiu muito bem no retrato.

    • inguias

      Desde o princípio tenho dado o benefício da dúvida a MRS, porem esta história de Centeno e CGD trouxe um CHEGA. Como eu muitos portugueses dirão e farão o mesmo. É pena pois votei MRS e tinha muita esperança na sua dinãmica só não contava era com a sua demagogia.

      • QuartaClasse

        Demonstra subserviência à popularidade e falta de coluna vertebral.

  • justo

    Que desilusão de presidente! È um bobo da corte! Não vale nada! Só para comentador!

    • radagast

      eu gosto dele, só os pafistas derrotados é que pensam o contrários

      • justo

        Se a tua mulher me deixasse lá ir também passava a gostar dela! hIPOCRITAS COMUNISTAS!

  • Luís Batista

    O único politico politico em quem eu tinha alguma confiança… afinal Marcelo é como todos os outros!

    • radagast

      é mesmo? e porquê?

  • Quando a outra ministra mentiu os que hoje defendem o actual ministro pediam a demissão da anterior ministra! Hoje os que defenderam a outra ministra pedem a demissão deste ministro!!!! Esta gente não tem vergonha? o povo ainda vota nisto?? Há quarenta anos que o desgoverno que entra diz mal do anterior… a divida sobe e sobe a politicada são bons tachos, reformas vitalícias, mordomias, vencimentos principescos o povo e o país é a miséria que está à vista de todos!! alguém acredita neste sistema corrupto e caduco?? como se pode dar votos a esta politicada??? TODA é tudo igual. é tudo farinha do mesmo saco!!!!!! Trabalhem, já mete nojo toda esta palhaçada, pagamos com os nossos impostos para defenderem o país e o povo não é para palhaçadas!! TRABALHEM!!!! A justiça tem a lista dos empréstimos de milhões feitos e que andam a voar?? A QUEM FORAM FEITOS???

    Em 3 dias repito em 3 dias TRÊS repito três autarcas do PSD foram ensacados por FRAUDES o PSD peça a eles os SMS´s. OLHEM para dentro do PSD!!!!!

    • Pó de Sirphoder

      não vale a pena defender nem uns nem outros. Uns são ladrões no activo, outros são ladrões desempregados. Entretanto criam-se condições para uma troca…

  • Farpa Tugalina

    o desespero desta gentinha do psd e cds inundada de falta de recursos intelectuais que apesar de continuarem a levar com sucessivas lições de gestão governativa cedem à truiquice de censuras inconstitucionais… a questão mais relevante seria de saber porque é que o tal Domingues não quis apresentar a sua declaração de património?? preferiu demitir-se a fazer tal acto que demonstraria apenas transparência??? e no final queria sacudir a agua do capote para um dos melhores Ministros de Finanças depois de 74?? francamente.

    • Pó de Sirphoder

      10 da manhã e já perdido de bêbado??? O SóCretino também apresentava uns excelentes powerpoints, o pior que que lá fora limpavam o cú_a isso… com o monhé vais suceder o mesmo..

  • Joka Snow’s

    O governo está a fazer um excelente trabalho, mesmo com todos os condicionalismos existentes, o país está melhor, o povo vive melhor, está mais confiante e o défice diminuiu. Os saudosistas do anterior (des)governo que se danem. A campanhas estéreis que continuaram a alimentar têm prazo de validade muito limitado.

    • Cruzado

      Agora repita isso sem se rir.

  • NãoháInocentes

    É evidente que o Sr Presidente não altera a sua opinião, afinal de contas, ele sempre soube quais eram as intenções do Governo nesta matéria, sabia o que Centeno queria…no fundo foi sempre cúmplice na mentira. Nada de novo a Sul.

    • radagast

      mentira é alguém que votou na derrotada PAF, querer ignorar os excelentes dados económicos.

      • NãoháInocentes

        Meu caro, não é com certeza o meu caso.
        Nunca votei em Portugal, vejo ( ou tento ver) as coisas da forma mais objectiva possível. Objectividade essa que vos falta, tanto aos apoiantes de esquerda como de direita.

        • Simplório

          não te metas onde não és chamado.

          • NãoháInocentes

            Simplório.

          • BateNeles

            Vai dar palha ao burro….

          • Cruzado

            Proíbe um português em tomar decisões sobre o seu país? Não lhe agrada a conversa não é? Não se deve ter apercebido, mas na Europa somos uma excepção, comm um povo inculto e seguidor de canalhas de esquerda!

        • Carlos Reis

          Se não votas em Portugal, vai dar opinião no país onde votas que deve ser a capital da objectividade.

          • NãoháInocentes

            Sim chefe, é só mandar que eu faço.

          • Ainda há Velhos no Restelo

            Não te esqueças de nunca opinar sobre o Trump…

          • inguias

            Acho que o que escreve é um dispararate. Pode não votar em Portugal e ter muito que ver com o país. Será que esse disparate se deve a não emitir opinião favorável à geringonça?

        • Observador

          Se assim é, então saliente aquilo que é importante, o crescimento económico, a queda dos números do desemprego, a evidente e notória melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, dos portugueses! Saliente os 2,1% do défice num ano 2016 onde os constrangimentos foram tantos e onde apesar disso se promoveu a devolução de rendimentos outrora cortados e que no fundo está-se a provar não ter servido para grande coisa! Afinal havia alternativas! Esta sim seria uma análise com objectividade!

          • NãoháInocentes

            Quando as expectativas são baixas, todo o pouco serve.

            – Os 2,1% do défice só foi atingido ” técnicos explicam que uma evolução mais débil das receitas de impostos foi parcialmente compensada com o PERES (Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado) e de medidas extraordinárias como os juros do Mecanismo Europeu de Estabilidade e a venda dos aviões F16 – sem isso o défice teria ficado em 2,6% do PIB.
            – O crescimento económico, parco, deveu-se sobretudo ao aumento do turismo, causado pela instabilidade nos destinos de férias mais procurados.

            – A taxa de desemprego dos jovens está acima dos 30%, a queda do desemprego deve-se ao aumento dos tuk-tuks em Lisboa, ao aumento de contratos a termo pelo Estado, ao aumento de funcionários públicos, etc. Nada de verdadeiramente estrutural.

            O facto do anterior governo ter sido medíocre não é argumento para considerar este governo de bom…

            Um bom governo tem um crescimento de económico acima dos 2%, uma taxa de desemprego de 5% , com o número de empregos a crescer no privado.
            Por isso, o governo em que votei, por mim, merece um bom.

          • Torga

            que vergonha de país em que nasceu…onde vota é que sim,,..gente séria e honesta…trabalhadora…a sua ajuda foi preciosa, não duvide…há sempre alguém que sabe que as imbecilidades não conhecem fronteiras…olhe, eu nasci aqui, em Portugal, e aqui, vivo e viverei até á morte com muita honra…e oriundo de famílias pobres ( não humildes)…POBRES::DESCALÇOS…constituí família e uma vida de que me orgulho….os seus argumentos são uma lástima..

          • NãoháInocentes

            Não tenho vergonha de ter nascido em Portugal, assim como não teria de ter nascido em qualquer outra parte do mundo.

            Quanto ao restante ranho que escreve, tenha paciência, para esse peditório já dei.

          • Torga

            Pois…e nós é que aturamos as javardices e gabarolices patetas de alguém que nada faz pelo País, exceto, a maledicência…já por aí andei….e vi como é que vivem..em Portugal, muita gente era rica se vivessem na javardice a que muitos emigrantes se sujeitam…

          • NãoháInocentes

            Parabéns, comentário muito inteligente e assertivo.

          • Torga

            duvido tenha percebido: estou a chama-lo aldrabão…qual emigrante!

          • NãoháInocentes

            Ironia, duvido que saiba o significado.

            Emigrante aldrabão é pleonasmo, não?

            Não deve ser a sua intenção, mas você diverte-me.

          • Torga

            claro que sim,divirto-me…isso no estrangeiro é que é bom, não? a comentar no motor de busca SAPO a toda a hora…isso sim, é rentabilidade no emprego…semana inglesa não é…deve ser o Moedas! tem pouco que fazer…

          • NãoháInocentes

            Como sabe que comento no motor sapo a toda a hora, anda atrás de mim a toda a hora? Não tem que fazer?

            Já se esqueceu do que afirmou? Os emigrantes vivem na javardice , você até testemunhou isso.

            Emigrante javardo também é pleonasmo.

          • Torga

            Bem, para além do mais é desqualificado em figuras de estilo…se não sabe o que é um pleonasmo, porque insiste na estupidez? tem emprego, pelo menos?

          • NãoháInocentes

            Lol:)))) Bem me queria parecer que não sabe o que é ironia:)))

          • Torga

            que sorriso encantador: aqui fica o troco
            “…No céu há estrelas, é certo,
            Reluzem sendo o sol perto?
            Céu na boca e sol no rosto
            ver-lhe estrelas é incerto”..,
            por aqui me fico…sem engolir patranhas!

          • NãoháInocentes

            Lindo…
            Tenha cuidado, o sol no rosto provoca melanomas.

          • Torga

            Demora um bocado a argumentação, não é verdade?

      • Pó de Sirphoder

        10 da manhã e já perdido de bêbado??? O SóCretino também apresentava uns excelentes powerpoints, o pior que que lá fora limpavam o cú_a isso… com o monhé vais suceder o mesmo.

        • jonyk

          Phoda-se um defeito nunca vez só. Alem de boifikista ainda és PAFIENTO…emigra philho da phuta. ehehehe

          • Pó de Sirphoder

            quando me dedicar á suinicultura eu chamo-te…

          • jonyk

            Há muito que está inserido na suinicultura…aliás desde que nascente…PIG eheheheh

        • radagast

          monhé? é o teu pai?

          • jonyk

            eheeh qual?…é que a mãe dele aviou o regimento inteiro em GOA heheehe

          • radagast

            ao menos ele sabe quem é a mãe, enquanto tu

        • NovoNick

          Colossal belfodil na Le Pen, as suas hastes cresciam enquanto orava no bichon@ irrevogável.

      • justo

        A maioria dos votos democraticos não foram no javali Indiano e ele derrotado aliou-se á escumalha só para ter poleiro. Em que país da Europa, isto é democracia?

        • Miguel Ferreira

          Em vários. 5, penso, onde o partido mais votado não integra a coligação que governa. Chama-se democracia representativa parlamentar.

          • Danysan

            E impedir o acesso a representantes eleitos de matéria sobre a gestão de uma empresa Pública!!?

            TAMBÉM É DEMOCRACIA!!?

            A esquerda só gosta de Democracia e da defesa de minorias quando são eles a minoria…
            …VERGONHA!!

            PS: Um voto no PS não foi um voto na geringonça…
            …mas tem de explicar isso é aos mercados que não engolem essa sua “democracia representativa”!

      • inguias

        Ou será que mentira é uma organização concorrer a eleições com determinados objetivos e perder e como tal ter de se agarrar a uma tábua podre para não se afogar?
        Os “excelentes dados económicos” são , em geral inferiores aos de 2015, excepto o déficit que vinha a descer anualmente após os cerca de 10% de 2010 do famigerado José Sócrates.
        Não tenho dúvida porem em aceitar que afinal foram melhores que o que se temia mas daí a excelentes!!!!!!

        • justo

          È muito diferente( para pessoas cultas) entrar no governo na bancarrota de que entrar com os cofres cheios e o país encaminhado! Mas isto é só para pessoas do seculo do futuro.

      • Ana Maia

        Ainda a falar nisso. Mas qual derrotada? O ps e que perdeu e mesmo depois de ser governo a ano e meio ainda falam naquilo que já passou e na coligação de direita que ate já nem é, ninguem passa a vida a referir o facto de o governo nao ter sido eleito e sim escolhido na base de interesses pessoais do costa. E a direita e que é ressabiada? Hahaha

      • NãoháInocentes

        E se os resultados económicos fossem diferentes, então já se devia condenar o facto de estarem a mentir, é essa a lógica?

        Se o défice em vez de 2,1% fosse 3%, então deviam agora assumir que tinham mentido em relação ao pedido do Domingues?!?

        Agrada-me este tipo de lógica…

    • NovoNick

      Fica demonstrado muito mais que isso: apenas os membros do governo foram leais com todos os intervenientes no processo, os únicos que não permitiram fugas de informação.

      Como centro-esquerda progressista nacional NINGUÉM fica para trás, excepto as direcções de partidos caranguejolas e as suas trompetas.

    • asdrubal

      Acho interessante que o ministro da republica até hoje tivesse sempre uma palavra de comentador, agora que se percebeu que também participou na trafulhice encerra o caso, logo no assunto que podia dar uns comentários acertados acerca do que fez a sua pessoa no tema.
      Que artista!

    • Jcesar

      Ora nem mais já chega de politiquices, a CGD está bem entregue, e já iniciou o processo de recapitalização com mais de 1.000 milhões de Euros, e por muito que o PSD, e o CDS insistam em politiquices, não vão travar a recapitalização, nem vão forçar a saída do melhor ministro das finanças do pós 25 de Abril, que obteve resultados muito melhores do que Bruxelas previa, e todas as Instituições.

      E por isso convém fazer muito ruído, para tentar abafar esses grande sucesso.

      • NãoháInocentes

        “E por isso convém fazer muito ruído, para tentar abafar esses grande sucesso.”
        Que raio de argumento é esse?!?
        Então se tivesse tido menos sorte no Excel, o PS aproveitava este caso para lhe colocar os patins, é isso que está a insinuar?

        • Jcesar

          Não, não estou a insinuar nada, estou a constatar que o PSD, e o CDS são bons a fazer baixa política.

          Basta repara que em 2011, mal tomaram posse começaram a fazer tudo, mas “tudo” ao contrário do que prometeram aos eleitores.

          Isso é o quê!!!

  • “Drain the swamp”! “Drain the swamp in Lisbon”!

  • radagast

    o desporto do futuro será caçar PAFISTAS pelas ruas!!

    • Pó de Sirphoder

      tu caças mas é_piças na rua…

  • Paulo Jorge

    O cata-vento ainda não entendeu que o ministro depende do 1º ministro e não dele.
    Como é possível ser-se tão mau presidente ?

  • O ginja garafal

    O senhor tomou a sua posição, exactamente porque teve conhecimento de alguns emails, não venha branquear. Foi entalado por ter aprovado o decreto da alteração do estatuto do gestor público, o senhor que é uma sumidade em direito não deu conta por completo da existência da lei, tem que se rodear de gente competente e deixar de confiar em monhés, eles são designados monhés por alguma razão, não é só má vontade.

    • Joao Ribeiro

      emigra racista direitralha…

      • O ginja garafal

        Não venhas tarde, que aqui não estão para te aturar. Baite.

        • radagast

          o velhote ainda escreve?

          • O ginja garafal

            Velhotes é vinho do Porto.

        • Joao Ribeiro

          qual tarde pa???? es um racista estupido

    • Simplório

      “aguenta aziado”

      • O ginja garafal

        Já foste! pagas o almoço que é para aprenderes o que custa a vida.

        • Simplório

          de bom grado, se te resolver os problemas de estomago.

          • O ginja garafal

            Quais problemas, está enganado, aqui comesse a conta dos esquerdolas, só para não fazer azia. Como eu gosto de os ver contentes a pagar as almoçaradas e os 53 milhões a mais em juros. Ficam caros os tremoços que o A Costa (o monhé) te deu.

          • jonyk

            Respeito pela pessoas. Xenófobozinho de meia tijela.

          • O ginja garafal

            Quanto ao respeito não respeitas as ideias dos outros. Monhé significa aldrabão, trapaceiro, vira casacas, é só isso onde vês a Xenofobia. Com fobias andas tu.

          • jonyk

            Rennies? podes xupar uma das grandes.

          • O ginja garafal

            Xupar é contigo, pertences ao BE e lá te legalizaram. O Rennie, só tomam os parvos eu é mais almoçaradas à conta do esquerdolas dados ao esperto. Paga também mais 53 milhões em juros que tu gostas. Ficaram caros o tremoços que o A Costa (o monhé) te deu.

          • jonyk

            ehehe eu vi logo que tinhas a mania das grandezas…podes xupar na minha…que ponho um aviso a dizer DANGER NÃO PASSAR DAQUI heheeheh

          • O ginja garafal

            Não como na manjedoura como tu, é em pratos descentes. Não te esqueças dos 53 milhões a mais de juros, arrota pelintra.

          • jonyk

            és um bocado imbecil para tamanha bazófia. Diz-se pratos “decentes” e se eu fosse pelintra…não me preocupavam os juros…Por outro lado como tu preferes ter um DROGADO e um PANASKA a cortarem salários…pensões e empurrarem com a barriga os problemas do sistema financeiro..presumo que comas é MHERDA.

          • radagast

            não perca tempo com PAFISTAS, no futuro o desporto nacional será a sua exibição em jardins zoológicos

          • O ginja garafal

            Cá está um, que na falta de tomates e ideias, responde por interposta pessoa. És um covarde.

          • radagast

            o problema se for preciso resolve-se nas ruas. quem quer destruir o país, como a paf, merece ser corrido á paulada

          • O ginja garafal

            Acalma, que em 76 levaste para tabaco, bem querias fazer disto uma ditadura mas ainda os há com eles no sitio, e se voltas levas de novo um enxerto que nem sabes de que terra és, ditaduras jamais.

          • O ginja garafal

            És pelintra e não é pouco, pela tua conversa vejo que andaste com eles para os conheceres tão bem na vida intima. De saloio não passas, por mais esforço que faças. Já diz o ditado, que presunção e água benta, cada um toma a que quer. Não te esqueças do 53 milhões a mais em juros. Depois digo o que foi almoço que os esquerdolas vão pagar hoje, abre a pestana que és enganado e gostas.

          • radagast

            e você é um caluniador. deve ser reformado só pode

          • O ginja garafal

            Paga e não bufes que esse tempo já lá vai, mas tu tens tendência.

          • jonyk

            Qd visitar a provincia..talvez em Óbidos beba uma á tua saúde.

          • radagast

            você ainda perde tempo a falar com ignorantes pafistas?

          • O ginja garafal

            As províncias já foram entregues e agora temos regiões, és mesmo saloio.

          • radagast

            53 milhões em que? Portugal financiou-se a juros negativos

          • O ginja garafal

            Mais um saloio que confunde empréstimos de curtíssimo prazo com empréstimos de médio e longo prazo, ó saloio, acorda, não digas asneiras. O risco mede-se nos empréstimos de médio e longo parzo onde pagas 4,3% de juro, lês e não sabes interpretar, dai votares onde votas, nem sabes o que estás a fazer.

          • radagast

            e se fosses emigrar? vai embora, neste país não se quer PAFISTAS. esses derrotados das eleições merecem emigrar

          • radagast

            você como á custa dos trabalhadores. deve ser retornado ou reformado

          • O ginja garafal

            Como à conta dos esquerdolas isso é que dá gozo, aos trabalhadores tenho respeito, não há um trabalhador que se digne que seja de esquerda, os ditos esquerdolas são só os que não gostam de trabalhar, é ver pela chusma que anda pelos sindicatos.

          • radagast

            a morte está a chegar, cuidado!

          • O ginja garafal

            Não é a morte, é a eutanásia dos teus amigos do BE.

          • radagast

            o teu pai é monhé?

          • O ginja garafal

            Ensinou-me a não ser mentiroso, a não ser aldrabão a não ser trapaceiro, pelo que nunca podia ser monhé.

          • radagast

            ensinou mesmo? é que não passou nada. será que o teu pai não é um preto?

          • O ginja garafal

            Isto não é para passar é para praticar. Por acaso é negro como o do Eusébio, gostas.

          • Simplório

            gostas de sofrer, és um sofredor.

          • O ginja garafal

            Nem pelo Benfica sofro quanto mais por políticos, a ti é que te fugiu a boca para a verdade. Paga trouxa, vá, são só mais 53 milhões em juros.

          • Simplório

            desemprego, défice, crescimento,…

          • O ginja garafal

            Não como propaganda, só boas almoçaradas. Podes comer a propaganda que quiseres, mas não te alivia os 53 milhões de juros.

  • José, Província

    O PR promulgou o dl que retira os gestores da CGD de gestores publico se o fez sem o ler ou sem saber o que representava como tem feito na maioria dos casos, devia ter tido mais cuidado. Meteu agua tentou emendar a mão como uma nota, e agora crucifica o ministro com uma nota e faz de conta que o podia demitir e que só não o faz por consciência de estado. Mas o PR não demite ministros. PR, PM, ministro, sec estado e Domingues sabiam o que queriam fazer e fizeram. Retirar todos os deveres e obrigações do gestores públicos aos gestores da CGD e fizeram isso de forma radical. Como a coisa não passou despercebida viraram-se contra o Domingues, agora deitaram as culpas para o ministro que também vai cair. Para o PR este assunto estava encerrado desde que começou.

    • jonyk

      eheheh….o Domingues é presidente do k?…..pensei que o atual se chamava Macedo. Diz mas é ao drogado para mamar mais 2 bagaceiras para afinar a voz…e tentar ir ao chuva de estrelas ou ao GOT Talent eheheheh

      • José, Província

        Não sei onde leu que Domingues é presidente de qualquer coisa?
        Não me costumo dar com drogados, só aqui no JE posso abrir exceção para alguns como o sr Jonyk.

        • jonyk

          reconhece qu egosta de drogados (esse então que anda a ver o DIABO) é o seu preferido. E tb simpatiza com panaskas. Além da especial predileção para swapeiras de vão de escada e gasparzinhos…que contrariamente aos do presépio…em vez de vir dar presentes…roubou até o burro e a vaka eheheheh

          • José, Província

            Não sei onde leu isso, no que eu escrevi não foi certamente.
            Abro uma exceção para alguns comentadores como o sr Jonyk nada mais.
            Por falar em swaps este governo voltou aos ditos para baixar divida défice tal como de 2005 a 2011 o fizeram..

          • O manjerico.

            O que é certo é que a Taxa de juro a 10 anos ESTÁ ABAIXO dos 4% !!!

            Neste momento a 3,97% !!!
            !!!

    • jonyk

      A propósito do ministro que vai cair…já lhe tiraste o chapéu ou baixaste as calcinhas para o parabenizares pelo menor deficit da história democrática?? eheheh Já agora…sabias que a SWAPEIRA é licenciada num vãozinho de escada? (Un. Lusíada). O Centeno é doutor em Harvard…(afaga mas é tb os thomates ao homem que ele merece) eheheheh

      • José, Província

        Pouco há que dar os parabéns a não ser por ter feito uma execução que não foi a da lei do OE de 2016.
        Sim é doutorado em Harvard com uma tese que nem parece dele ou foram tempos em que pensava de maneira diversa que versava somente sobre trabalho. O doutoramento não lhe confere mais saber mas sim uma especialização numa área muito restrita da economia. Neste momento a tese do doutorando Centeno é renegada pelo doutorado Centeno. Será que é mesmo dele a tese?

        • radagast

          o provinciano ainda não digeriu a derrota eleitoral da paf

          • José, Província

            Qual derrota eleitoral?

          • jonyk

            Tranquilo. Em 2135 voltarão novamente para o GOVERNO hehehe

        • jonyk

          eheheh só faltou dizer que o homem comprou o doutoramento. Já a swapeira com a sua licenciatura num supermercado…é que é uma mente brilhante eheheh

          • José, Província

            Não sei o sr é que o escreve leia a tese do homem e depois veja se lhe parece ser deste Centeno. Tese do Centeno de Harvard com a qual eu concordo quase a 100%. Quem escreveu aquela tese não parece ser este ministro que de brilhante nada tem.

          • O manjerico.

            O que é certo é que a Taxa de juro a 10 anos ESTÁ ABAIXO dos 4% !!!

            Neste momento a 3,97% !!!
            !!

    • O manjerico.

      O que é certo é que a Taxa de juro a 10 anos ESTÁ ABAIXO dos 4% !!!

      Neste momento a 3,97% !!!
      !

  • Rão Arques

    Começando em Belém tudo mais escuro que o nada claro Costa.
    O circo montado está a pedir distância deixando os ursos limpar o traseiro uns aos outros.
    Escrivas e jornais conspurcados abastecem a latrina.

  • jonyk

    eheheheh tou-me cagando prós SMS, emails, cartas de amor, faxes, sinais de fumo ou mensagens de pombo correio trocadas entre o Ex- CGD e o Centeno…o DROGADO á falta de algo útil para fazer á sociedade (tipo…emigrar) anda entretido a brincar aos meninos birrentos. Pena não chamar tb o PANASKA irrevogável para ajudar eheheeh

  • Por morrer uma andorinha.

    Marcelo teve que mandar calar a direitalha fascista e coscuvilheira.

  • João Roque

    Tudo está dito em pouco. Afinal, o Sr. Domingues é amigo pessoal do Senhor Xavier.

    Num caso ou noutro, o ministro estava preso. Se fosse aprovado o decreto, o Sr. Ministro tinha dado um jeito a um amigo,… não sendo aprovado, o Sr Ministro traíu a sua palavra e o amigo.

    O CDS em conluio com o Sr. Xavier tinham o enrede bem montado. O ministro seria preso com cão e sem cão. Tudo feito AFINAL ” A BEM DA nAÇÃO

    • jonyk

      Eu gosto é particularmente do Lobo Xavier…homem impoluto…que tem ganho a vida de forma honesta…sempre distante do poder eheheheh

  • Coronel Reboredo

    Para que serve uma Comissão Parlamentar de Inquérito? Para caçar SMS. Assim, se basta a oposição, voyeurista e triquinhas.

  • melough

    Em política como em tudo… já não é bem como era…e até percebo.. “Enquanto a Caravana passa os cães ladram…….já fiz muitos papeis de CÃO…Agora nada……fico de fora

  • John Mondrongo

    Este senhor anda a meter-se onde não é chamado e depois dá nisto. Devia meditar, tomar um Valium ou navegar pela internet, para ver se se acalma e não se meter em sarilhos escusados.

    • filipeconomista

      Meteu-se numa embrulhada… Ou foi enganado pelo PM. O que não me custa muito admitir!

  • filipeconomista

    Centeno mentiu? Talvez. Se o fez é grave? É. o PR entalou-se? Sim.

    Mas certamente é mais GRAVE…

    .A CGD não fornecer a lista dos incumpridores e dos maiores devedores à AR, mesmo depois de o tribunal da relação o ter exigido!
    . Onde anda a auditoria forense à CGD? Seria importante para avaliar o que de errado se passou no passado e criar mecanismos para evitar situações futuras! Além de se enviar para o MP os casos que indiciassem crime! Certamente que os há e muitos!

    Cabe ao Governo fazê-lo! Já lá vai quase 1 ano e nada… Estão a proteger os CORRUPTOS em vez de defender o interesse dos donos da CGD (os portugueses)?

    VERGONHOSO!

    • radagast

      é grave? lollll. grave é o país ter sido governado e destruído por PAFISTAS

      • filipeconomista

        Será que estão a proteger os CORRUPTOS em vez de defender o interesse dos donos da CGD (os portugueses)? VERGONHA!

    • AntiLib (Ex. Eu)

      Um dos poucos direitalhos que tocou no ponto que verdadeiramente interessa, já os outros parecem mais preocupados com os pequenos traques.

      • Danysan

        Os “pequenos traques” fazem parte da mesma prisão de ventre…
        …pior na fotografia que os “direitalhos” está a esquerda toda no ataque à Democracia!

        Mas como agora não são minoria não faz mal atropelar a liberdade, o estado de direito e a democracia!
        Por estes episódios é que têm razão os que afirmam que a CGD não tem lugar na esfera pública…

        Saudações da “direita”

  • asdrubal

    As sms que aparecam em publico, que vai saber-se o inocente que é o PR neste assunto.

    • jonyk

      Mostrem tb as DO JAZUS heeheheh…acho que o TALISKA tem no CELULAR ehehhe

    • filipeconomista

      OU meteu-se numa embrulhada ou foi enganado pelo PM!

  • BateNeles

    Caro Sr. Professor na minha singela opinião o senhor esta a ser conivente com uma mentira na qual tem o seu conhecimento e esta a tentar passar a ideia que um Ministro de Portugal que MENTIU no parlamento seja uma “trica politica”, se um Ministro mente e passam a mãozinha na cabeça não se admire que as pessoas com a opinião da população em geral que tem dos politicos.

    • jonyk

      Tem razão…não há memória de um político mentiroso. Aliás já o DROGADO…com todos os dentes na boca…dizia a uma criancinha “alguma vez eu vou cortar subsídios de férias ou de natal!!!” ehehehe

    • radagast

      e qual é o problema de ter mentido? é algo importante?

      • filipeconomista

        Nenhum. Até é louvável que se minta! :) O problema é depois acreditar em qualquer palavra que essa pessoa diga.

        Apenas isso.

        • radagast

          olhe por si abaixo e depois fale dos outros.

          • filipeconomista

            Está a mentir? :)

          • radagast

            o caso em questão não tem qualquer importância. a paf e o seus pobres seguidores é que querem empolar para ganharem dividendos.

          • filipeconomista

            Se Centeno mentiu não tem condições para estar na vida política… Muito menos Ministro. Mas isso é apenas a minha opinião.

      • BateNeles

        Claro que não……se mentiu numa situação em que acha que não é “importante” não queira imaginar se fosse.

        • radagast

          e depois? ao menos tem resultados á vista. ao contrário da PAF que destruiu o país. vão embora, rua, aqui não se quer pafistas.

          • BateNeles

            Pois, só quer palas nos olhos, compreendemos.

          • Delfim Rodrigues

            Quem destruiu o país foi o teu adorado metralha 44. Notas pelo cheiro que tresandas, que deves pertencer ao gang da roubalheira. Pode ser que um dia se estiquem as cordas e te veja pendurado numa delas.

  • Carlos Reis

    Passem numa farmácia e comprem Rennie, se já estiver esgotado, porque são muitos os aziados, tentem comprar Kompensan que também resulta em casos muito graves.

  • radagast

    os PAFISTAS querem prejudicar o país e ignoram os bons resultados da economia, pois os PAFISTAS, são como doenças, apenas querem o seu próprio interesse.

  • BateNeles

    Fico admirado com a posição daquela esquerdalha o que interessa é simplesmente o poder a todo custo, já foram desmascarados as suas posições

    • radagast

      o poder foi ganho nas urnas. a paf morreu. se não gosta, EMIGRE

      • BateNeles

        Ganho nas urnas? Havia alguma coligação das Esquerdas a votos?

  • Jota C.

    O prof Martelo que ajudou a desenterrar os SMS agora não consegue enterrá-los de novo e de vez! Por vezes querer meter o nariz em tudo até onde não se é chamado, dá nisto!

  • Cipião Numantino da Boina,

    Senhor presidente não pode encerrar o capitulo SMS assim.
    E agora qual vais ser o assunto de interesse que os pafiosos, vão arrastar.
    Já sei as mentiras da Marilú, quando garantiu ao Gomes Ferreira na Sic que o PIB de 2016 nunca conseguiria ficar abaixo dos 3%, mentirosa aldrabona e foi esta coisa Ministra das Finanças do tal de Massamá.

    • QuartaClasse

      Sem medidas extra.
      Com as cativações, o corte no investimento e o perdão fiscal, lá conseguiram.
      Parabéns.
      A Maria tinha toda a razão.

      • Cipião Numantino da Boina,

        Aldrabão.

        • QuartaClasse

          E a dívida líquida aumentou 3% do PIB em 2016, ou seja, o défice real é 3%.

          • Cipião Numantino da Boina,

            Aldrabãozinho.

  • Picanço da Águia

    Estes direitolas incompetentes de c a c a habituaram-se ao Cavaco do BPN que lhes fazia as vontades todas e, agora à falta de argumentos políticos choram baba e ranho contra este presidente da República e o governo socialista de António Costa que está a levar a bom porto o rumo de Portugal … !!! TAL € QUAL !!!

  • gerimbeco .

    Como presidente da república, tem a obrigação de mostrar ao primeiro ministro que a LEI é para ser cumprida, e que, para se ocupar cargos públicos, TEMOS que ser HONESTOS! Marcelo não fez isso, e, ao omitir determinadas informações esteve mal, muito mal. Claro que não tem poder para obrigar o primeiro ministro a mudar a sua forma de agir, mas tinha que lhe mostrar que não era a forma correta! Acabou por ser cúmplice numa FRAUDE, numa SACANICE! Se o foi inadvertidamente, ou sabendo que o estava a ser, nunca saberemos.

    • ximpanze

      Pois pois, um gajo votou nele nele a pensar que ia ser um borra-botas sem coluna vertebral e afinal enganou-nos… o malandro!

  • BUDA

    Senhor Presidente, com todo o respeito, maldita a hora quando votei no seu nome para Presidente da República.
    Assim como me sinto enganado pela publicidade que fazia na tvi aos livros, talvez por comissão, se não, peço perdão.
    Deixe que o país se afunde cada vez mais na corrupção e fiquemos, outra vez, na mó de baixo.
    Entretanto já terá acabado o seu tempo de antena, assim como o dos fascistas que nos impuseram e depois, virá de novo para os ecrãs da televisão bater no ceguinho.
    Diabos me levem, como o senhor me enganou…

    • Cipião Numantino da Boina,

      Não foi ele que o enganou foi o senhor, que votou nele a pensar que ele assim que fosse eleito convocaria novas eleições legislativas.
      Você é que se enganou a si próprio, por deficiente percepção de como funciona a democracia.

      • BUDA

        Democracia, onde as minorias juntas valem pela maioria escolhida pelo povo?

        • Cipião Numantino da Boina,

          Já vi que não conhece o funcionamento da democracia.
          A maioria é conseguida pela junção de vontades, em seguir um rumo.
          E como foi escolhida pelo povo tem toda a legitimidade, percebe estou certo que não, falta-lhe cultura e conhecimento da democracia.

  • 100% Portugal

    Presidente da República é um homem inteligente. Tenta não alimentar polémicas que não fazem sentido criar tempestade em copo de água! A função do Presidente é promover estabilidade social, política e segurança do País. Psd/cds andam com falta de essência política e por isso, andam à caça de coisinhas que não interessam pois o assunto CGD está resolvido e os gestores apresentarão os seus rendimentos. Só se entenderia insistir no assunto, se os gestores continuassem dispensados da apresentação da declaração de rendimentos. Como isso não vai acontecer, não se compreende a razão da insistência nesta polémica criada pelos partidos de direita. PSD e CDS estão a viver um buraco negro. Dali, já não se espera mais nada, por isso, afundando-se cada vez mais nas sondagens… e ainda bem, pois este PSD já não é o mesmo PSD de

    • José, Província

      Neste caso da CGD o PR está enterrado até às orelhas, não foi muito inteligente. Se queria evita polémica não promulgava o DL que retira os gestores da CGD do estatuto de gestor publico, não tentava emendar a mão depois do comentador MM ter dado com a língua nos dentes e não enterrava o ministro e o PM com a ultima nota sobre o assunto. O PR fez e faz parte da polémica.

      • Observador

        Pelo contrário, não há ninguém enterrado e pelo pouco que é dado saber, a haver alguém enterrado será esta oposição pois consta que das tão badaladas “sms”, o seu teor resumir-se-á a algo com muito pouco interesse ou mesmo nulo, que é o mesmo que dizer a montanha irá parir um rat..inho!! Ou seja indo mais adiante, será mais um tiro nos pés desta já fragmentada oposição!

        • José, Província

          Há enterrados o Domingues e restantes ex-administradores, PR, PM, Centeno e todo o governo que aprovou, promulgou e referendou o DL que retira a CGD da gestão publica. Os SMS é só para confirmar uma mentira que já está em forma de DL.
          Os únicos a dar tiros nos pés são os que bloqueiam o trabalho da CPI.
          Marcelo já conhece os SMS.

      • ximpanze

        José Província à Presidência, já! Ele até dá lições ao Marcelo.

        • José, Província

          Não será difícil de dar lições ao Marcelo expecto nos abraços beijinhos e Marcelfies.
          Agora cargos políticos não obrigado.

          • ximpanze

            É pena. Vendo a acuidade, inteligência, e relevância dos teus comentários, sei que serias tu o salvador da pátria.

          • José, Província

            O PR tem pouco poder para ser salvador da pátria mas pode ser o bobo da pátria como se tem notado.
            A pátria não necessita de salvadores ela salva-se sozinha.

          • ximpanze

            Foi exactamente isso que eu quiz dizer: tu darias um excelente bobo da pátria. Ainda bem que nos entendemos.

          • José, Província

            Concorda então que a presidência da republica está transformada numa palhaçada?

          • ximpanze

            Vês?! Já estás a cumprir a tua função. Com essa, fartei-me de rir.

          • José, Província

            O sr é que escreveu isso não fui eu, se se ri com o que escreve só lhe fica bem. Ou ri com que o sr chama de palhaçadas das da presidência?

          • ximpanze

            Ó José, pára que eu já estou com dores de barriga de tanto rir. És mesmo um pândego!

  • Joka Snow’s

    O governo está a fazer um excelente trabalho, mesmo com todos os
    condicionalismos existentes, o país está melhor, o povo vive melhor,
    está mais confiante, o défice diminuiu e as relações entre os poderes recomendam-se. Os saudosistas do anterior
    (des)governo que se danem. A campanhas estéreis que continuaram a
    alimentar têm prazo de validade muito limitado.

  • edulrs

    Não entendo isto tudo, por diversos motivos mas sinceramente, sms´s são contratos legais de condições e regalias???? Não será invasão de privacidade exigir SMS´s????? Não será apenas de acesso ao direito legal um contrato com as clausulas que ficaram estabelecidas????? Mas quantos de nós gostaríamos que as nossas trocas de impressões com colegas e amigos, por SMS´s e não só fossem divulgadas aos nossos patrões???? Será que há aqui qualquer pessoa que diz tudo o que pensa e admite todos os seus erros aos seus chefes ou patrões???? Serão todos mentiosos por isso????

    Itso é mais uma novela mexicana em que ninguém ganha nada, a oposição ja provou a sua mediocridade e até mesmo imbecilidade pois se faz o ministro cair de nada lhe serve nesta fase do jogo apenas prejudica o país, se faz o governo cair de nada lhe serve pois não ganha eleições apenas cria instabilidade e o país é que perde, se não conseguir nada com isto ja conseguiu criar descrédito internacional e instabilidade governamental que em última análise é mais uma vez o país que perde, o mais interessante é haver cada vez mais quem bata palmas a situações que nos atiram diretamente para a fogueira sem objetividade de ganho lógico nenhum……….

    • artur miguel

      Em causa não estão as SMS, esta tudo o resto…a criação pelo proprio Domingues de uma lei para ele e apresentação da mesma para o Governo publicar. A isenção que o 1º ministro e o Ministro das finanças sempre negaram, de prestar a declaração ao tribunal constitucional. Enfim, aqui está em causa actos graves, ilegais e criminosos que essas SMS podem provar e não as SMS em si!

      • edulrs

        Então façam acusações objetivas e não sobre a novela que esta a vir cá para fora, se foi criada uma lei, que acho absurda também, façam a acusação sobre a lei e quem a criou, as SMS´s apenas vão provar o diz que disse do que foi falado em privado e não da ilegalidade da lei em causa, ou do salário e regalias pós reforma absurdos que o senhor conseguiu, sejamos objectivos pois o que passa para a opinião pública é que isto não passa de politiquice para destruir o que há para depois poder aparecer com salvador e governar…….

        No fim das contas mesmo conseguindo as tais SMS´s, e estando lá o que a oposção que esteja, a lei continuará em vigor criada a medida não só deste senhor, se é que o posso chamar isso, mas de muitos outros senhores que nem estão em causa nesta novela.

  • artur miguel

    Portanto, ficou claro nesta historia e que não tem a ver com SMS ou outras coisas menores, que o 1º ministro mentiu e que o Ministro das Finanças não só mentiu, como cometeu um crime e que ambos pela SEGUNDA VEZ num ano tentou aprovar uma lei (esta ás escondidas) anti-constitucional com o apoio da restante Esquerda!
    Para partidos que tanto berraram contra o anterior governo por criar leis anti-constitucional para ultrapassar a crise e a falencia do País, esta esquerda faz o mesmo para dar tachos a amigos e procura boicotar o esclarecimento da verdade como tem feito na comissão de inquérito.
    É incrivel verificar que uma comissão de inquérito constituida pelas mesmas pessoas (Mortaguas e companhia) que tanto gritaram pelo esclarecimento da verdade não queiram o mesmo para o banco publico.
    É tambem incrivel que esses mesmos senhores no BANIF tenham exigido que fosse entregue na Comissão a correspondencia trocada entre o Banco de Portugal e aqui achem que isso é contra a constituição!!!

    • jonyk

      eheeh se fossemos pela teoria do crime…tínhamos as prisões cheias de politicos heheheeh a começar pelos que precisamente acham que ocorreu um crime heheeh

      • artur miguel

        Pois…Eu gostava de ver o que teria acontecido no passado se o governo de Passos tivesse tido uma atitude destas…mas parece que para certo povo, a vida do País é como o futebol, vale tudo desde que o meu clube ganhe!
        Incrivel estupidez!

        • filipeconomista

          Acho estranho é a atitude dos deputados perante o BES e a CGD! Tudo a tentar esconder atos CRIMINOSOS?!

          • Cipião Numantino da Boina,

            Está a falar do acto criminoso das SMS?

          • filipeconomista

            Falo na atitude dos deputados face à procura da verdade num caso e noutro.

          • Cipião Numantino da Boina,

            Num caso e noutro existem auditorias forenses em curso.
            E o pseudo caso SMS, não existe é apenas uma manobra dilatório.

          • filipeconomista

            Não existe nenhuma auditoria forense em curso! O que é vergonhoso.

          • Cipião Numantino da Boina,

            Vergonhoso, é alguém difundir como verdade uma mentira.
            O projeto, apresentado esta tarde pelo Bloco de Esquerda, de fazer uma auditoria forense à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado com os votos favoráveis de PS, Bloco de Esquerda, CDS e PAN e com a abstenção de PSD, PCP e “Os Verdes”.
            Esta verdade comprova a mentira dos SMS e a sua finalidade.

          • filipeconomista

            Faz 10000 meses

          • Cipião Numantino da Boina,

            Coitado flipou de vez.

          • filipeconomista

            As suas verdades são como as do Costa, Centeno e Trump!

          • Cipião Numantino da Boina,

            É natural que as verdades incomodem vindo elas de onde vierem, para quem estava habituado a viver no mundo de mentira do pafiosos de Massamá.
            Mais ainda depois de se acabar o graveto, para pagar aos avençados.

          • filipeconomista

            :) As suas verdades são como as do Costa, e do Trump! Não percebeu!

          • Cipião Numantino da Boina,

            Já as suas são estas: ” Acho estranho é a atitude dos deputados perante o BES e a CGD! Tudo a tentar esconder atos CRIMINOSOS?! ” Foi daqui que partimos, até começar a repetir comentários o que me está a deixar preocupado, olhe que era melhor respirar fundo e parar um bocado.

          • filipeconomista

            Mente e quer o quê?! Anda com pós verdades e erros de percepção mútuos.

          • Cipião Numantino da Boina,

            As melhoras.

          • filipeconomista

            Não foi você que disse que hÁ uma auditoria forense em curso à CGD. MENTE com quantos dentes tem.

            Vergonha!

          • Cipião Numantino da Boina,

            Não tenho culpa da sua ignorancia, as pessoas que já se encontra a trabalhar no caso, não existem.
            Por decreto seu.

          • filipeconomista

            Você é MENTIROSO. Não tem vergonha!

          • Cipião Numantino da Boina,

            Não a verdade não envergonha ninguém, e você é a prova disso.

          • filipeconomista

            Aí concordamos!

    • filipeconomista

      Chama-se transparência!

  • Jorge Santos

    O Sr. Marcelo deveria ter esperado mais algum tempo para ver como este caso acaba e tomar decisão…

    • justo

      Parece que estamos na América: Um comentador passar a presidente! Dá nisto!

      • Xico Silva

        Votaste nele…

      • Jorge Santos

        O problema é que o Sr. Marcelo quer agradar a gregos e a troianos mas isso é quase impossível…
        Depois a Caixa Geral de Depósitos não recebe o tal dinheiro do Estado que precisa enquanto essa polémica não ficar resolvida.

  • Ignorante

    Não sei como ainda há pessoal com pachorra para escrever comentários sobre retardados e assuntos retardados!

  • ximpanze

    Decisão mais do que óbvia para alguém que põe Portugal à frente das tricas patéticas de “Coelho y sus muchachos”.

    • justo

      Parasitas esquerdolas, chamam nomes como azia, tricas. quando estão a ser atacados. Mais parecem homens trogloditas.

      • ximpanze

        Toma uma colher de bicarbonato de sódio, que isso passa-te.

        • Cipião Numantino da Boina,

          No caso deste ximpaze, só lá vai com uma colher de aguarrás.

          • ximpanze

            Só se for para te esfregar no traseiro para te ver arrastá-lo pelo chão.

          • Cipião Numantino da Boina,

            Não percebeste mesmo nada.
            Desculpa enganei-me.

          • ximpanze

            Se percebi mal, peço desculpa. Pareceu-me que me estavas a mandar beber aguarrás. Ora isso é uma bebida bastante indigesta.

          • Cipião Numantino da Boina,

            Estava a falar dele, evidentemente.

          • ximpanze

            Não é muito evidente que estivesses a falar dele. Mas, por mim, no hard feelings. Mal-entendido sanado.

  • Manuel Correia

    Este também tem a mania que é dono disto tudo. Até se dá ao luxo de dizer “o caso está encerrado”. Parece um juiz de comarca!

  • Nuno Flores

    Que chatice.

  • Nuno Flores

    Quem são os mentirosos que gostam de ser apanhados? Não há pois se gostassem seriam masoquistas.

    • NovoNick

      A deficiência cognitiva é exclusivamente sua ou é hereditária?

      • Nuno Flores

        Deve ser da sua mãezinha.

        • NovoNick

          Errata: onde se lê ‘sua’ deverá ler-se ‘minha’.

          • Nuno Flores

            Está fique lá com a mãezinha, o paizinho, o cão e a bicicleta.
            Detesto pelintras.

          • Nuno Flores

            E gajos com espirito de gajas também. Que me perdoem as mulheres.

          • NovoNick

            Errata: onde se lê ‘gajos’ e ‘gajas’ deverá ler-se ‘gajas’ e ‘gajos’. Se eu fosse Jesus sentava-me ao seu lado e chorava.

          • Nuno Flores

            Também não e não dava a outra face, nem mais nada.
            Detesto chorões e mariconadas.

          • NovoNick

            Por isso utiliza máscara.

          • Nuno Flores

            Não propriamente, mas pode-se fazer de conta para não ferir suscetibilidades.

          • NovoNick

            Especificação: utiliza máscara para esconder choro e mariconada própria.

  • felisteus matos

    Boa Presidente.
    O País está consigo a mais de 90%. Esses Treteiros do PSD e CDS
    que vão trabalhar para saber o que custa a vida, em vez de estar aí a ler emails e sms.
    O Povo quer a Caixa recapitalizada e a apoiar as empresa rapidamente.

  • felisteus matos

    Tanto António Costa como Centeno ganharam muitos pontos na opinião publica.
    O Povo quer trabalho não quer TRETEIROS de TRICAS!

    • Cruzado

      Deveria sair da cave de vez em quando!

  • felisteus matos

    Centeno é um BOM economista, António Costa é um Bom 1º. Ministro,
    que quer o CDS e PSD?
    Se querem tomar conta do Governo outra vez estão muito enganados.
    Com eleições agora ambos levavam um autentico banho de água fria.
    Ninguém vos quer a governar a não ser os ricos.

  • Xico Silva

    Quem apenas tem um vazio de ideias para o País, quem não tem qualquer pudor em mostrar a sua total incompetência e imaturidade, vai-se entretendo com SMS…

  • Fernando Gonçalves

    Isto é tudo uma palhaçada, onde se esquece o resultado final, que afinal é o que conta: o António Domingues não queria ser obrigado a apresentar a declaração e por isso saiu da CGD. Tudo nos conformes! Mas a telenovela que rodeou o processo é absolutamente lamentável e nenhum dos protagonistas sai de cara completamente lavada. Quer António Domingues, quer Mário Centeno (a que poderíamos eventualmente juntar o PR e o PM) denotaram falta de transparência ou, no mínimo, ingenuidade política. O mais grave disto tudo é, porém, o descaramento com que se continua a legislar à medida de certos fregueses e se entrega o processo legislativo a gabinetes de advogados (que prosseguem sempre determinados interesses), que ninguém elegeu para o efeito! Perante isto, poderemos perguntar: para que servem os deputados da AR e os gabinetes jurídicos dos ministérios?

  • Zé das Coves

    Já enjoa tanta inveja do PSD e CDS 2.1 % crescimento maior que o previsto, descida do desemprego, e elogios da UE , o povo Português não é parvo e percebe perfeitamente que a direita Portuguesa não tem qualquer expressão, Passos Coelho só foi 1º Ministro por acidente e quem governou foi a Troika !
    Mário Centeno é um crânio na economia !

    • Cruzado

      Tem jeito para a comedia!

  • Born in 1960

    Mas esta CPI serve para analisar a situação da CGD ou para destrui-la?

    • NovoNick

      CPI à CGD vai levar o PSD abaixo dos 30%.

      • Observador

        Poucas dúvidas nesse sentido, o rumo traçado como perfil de oposição ao governo por parte deste PSD só vai levar o partido a muitos dissabores!

        • AntiLib (Ex. Eu)

          O PSD parece uma espécie de MRPP mas de direita, é só tácticas de guerrilha politica.

  • NovoNick

    O sr. Presidente da República acha que é possível implementar na Presidência da República o modelo de negócio do WikiLeaks, apesar da opinião pública considerar a plataforma uma fonte de denúncias, na verdade não passa de um broker de informação, recebe donativos de uns para pagar a informação fornecida por outros, cobrando a respectiva comissão, o sr. Presidente da República necessita repensar as pautas de música que entrega aos seus trompetas, que recorra a deficientes cognitivos para fazer a banda tocar a sua música é perfeitamente aceitável, mas a escolha por derrotados materiais, uns que provocam insolvências atrás de insolvências, outros que estão à venda, faz com que a música apresente um colossal déficit de credibilidade, não só está agora muito claro para a opinião pública quem é a fonte de TODAS as fugas de informação, como quem sempre foi LEAL em todas as situações com TODOS os intervenientes.

    P.S.: O Jornal Económico é das poucas publicações nacionais que está em franco crescimento porque preocupa-se com notícias que respeitam à economia, deve continuar a manter-se afastado da política porque Tudos é Economia, Expressos, Observadores, Ecos, SICs e TVIs – que plagiam sound bytes para depois defenderem o oposto de quem foi plagiado: SURREAL -, ie trompeteiros insolventes para venda ou para liquidação não faltam.

  • Voto contra

    Já percebemos que os SMS do dr Domingos são partilhados pelos amigos que aos sábados à noite se juntam em redor de uma boa mesa para uma boa cavaqueira e trocarem mensagens recebidas, no meu tempo juntavamonos para torcar cormos e tudo indica que a SIC teve acesso ao conteúdo das mensagem através do seu comentador.

    • NovoNick

      E as outras sairam da Presidência da República, isto é surreal, os únicos que mantiveram a palavra foram o sr. Primeiro-ministro e o Super Mário português.

  • Ainda há Velhos no Restelo

    Telefonou ao amigo do outro para saber se o outro mandou sms para o amigo e ele acreditou porque o outro disse ao tlm que o sms do amigo só dizia aquilo…. Isto é Portugal ou um cabeleireiro???????

  • mendes

    kkk, os SS andam aziados pah!!!

  • carlos

    Este Antonio Domingues só me tem surpreendido, como gestor não sei mas dizem que é bom e eu acredito, mas como pessoal é muito mal formado. è normal amostrar a troca de SMS aos amigos com o ministro das finanças. Na empresa que trabalhou não havia acordo de confidencialidade? Já agora que amostre os mails que trocou com O Sr. Fernando Ulrich.

    • NovoNick

      É surreal.

  • justo

    Ò Governo devia ter vergonha e respeito pelo povo: mostrar a verdade.

    • NovoNick

      Tem de ser a AR a exigir a divulgação completa de todas as comunicações, para o governo palavra dada sempre foi palavra honrada, não é porque todos os outros a quebraram que o governo muda a sua forma de actuar.

  • poetadorisco

    Marcelo é cada vez mais um Ministro de António Costa…

    • NovoNick

      Errata: onde se lê ‘Marcelo’ e ‘António Costa’ deverá ler-se ‘António Costa’ e ‘Marcelo’.

      Filho da p*ta, para si são sr. Presidente da República e sr. Primeiro-ministro, percebeu?

  • Silva

    Quem defende um mentiroso não passa de ser também mentiroso. Era uma excelente oportunidade para fazer desaparecer este insuportável Centeno que anda sempre com o seu sorriso sarcástico bem escancarado que leva a crer não levar a sério a responsabilidade que tem no cargo que desempenha. Depois é o mesmo que em conjunto com o derrotado Costa garantiu a pés juntos que iria fazer crescer a economia acima de 2% que iria repor os rendimentos e não iria aumentar impostos – tudo grandes mentiras como se está a comprovar. Mas para Marcelo nada disto conta o que interessa é desfazer-se a todo o momento em apoiar o derrotado Costa com se fosse seu moço de recados. O derrotado Costa esconde-se de tudo e de todos como se fosse a rainha de Inglaterra, aparecendo de vez em quando com fatinho bem composto a anunciar alguma boa nova nem que seja mais uma grande mentira, mas para quem é réu por uma dívida de 100.000,00 está à vista com quem estamos a lidar.

  • Doutor Paxeco

    Tão mentiroso é aquele que mente, como o que consente…

    • Born in 1960

      Eh lá. O que não tem faltado por aí tem sido gente dessa à frente dos destinos de Portugal. Então mais recente foi o anterior governo, que mentiu aos portugueses descaradamente e o PR Cavaco nada fez, nem abriu a boca.

      • NovoNick

        Mário Centeno NUNCA mentiu: só Pachecos Pereiras deliram que o Santo Padre mentiu quando afirmou haver corrupção no Vaticano porque ocultou o nome dos corruptos.

      • NovoNick

        Se não fossem deficientes cognitivos teriam feito as perguntas certas: agora é tarde demais.

    • NovoNick

      O Super Mário português NUNCA mentiu.

  • Português

    Afinal com este caso se prova que MARCELO NÃO É PRESIDENTE DE TODOS OS PORTUGUESES. Porque se ele o fosse, teria pressionado costa a demitir o ministro e não a tentar segurá-lo, “a bem da nação”. Até parece que sentino é insubstituível.
    Desde que temos sentino como ministro das Finanças, tem sido TRAPALHADA ATRÁS DE TRAPALHADA.
    É ISTO QUE MARCELO QUER PARA O SEU PAÍS?
    Eu não sou PR e exijo mais qualidade nos políticos, incluindo o PR pois eles não se esqueçam que SOMOS NÓS QUEM LHES PAGA O SALÁRIO!

    • Cipião Numantino da Boina,

      Felizmente que não és PR, também não podias.

      • Português

        ALELUIA! ALELUIA!

        VOCÊ CONSEGUIU DIZER UMA FRASE SEM OFENDER. Está a ficar menos socialista e mais social-democrata, hem!

        • Cipião Numantino da Boina,

          És tu que passas os diplomas de Social-Democrata?
          Já percebi o porquê do Passos dizer que é social-democrata, como tu claro.
          Hilariante.

    • NovoNick

      O sr. Presidente da República que sempre soube de tudo, ou o sr. Presidente da República que faz constantes fugas de informação? Talvez o sr. Presidente da República que quebrou a confiança CEGA que o governo nele tinha, tendo devido a isso mudado a administração da CGD. Tenha vergonha na cara.

  • Carlos Costa

    Marcelo faz-me lembrar aqueles tribunais das ditaduras,onde pronunciam a decisão final,sem ouvir os envolvidos!!!!! Assim,vamos mal,muito mal!!!

    • Born in 1960

      Marcelo sabe mais do que aquilo que aparenta. Ele não espera que lhe digam só o que querem, ele procura estar a par de tudo. Daí a boa relação entre o governo e o PR.

      • NovoNick

        Mais? Sabe tudo, o que já é público mostra que a decisão de deixar a alínea referente às declarações de rendimento e património foi iniciativa do governo com o consentimento da presidência, e depois faz a fuga de informação através do anão pikatchu, é surreal.

  • Ana Maia

    O facto de haver comunicações oficiais por sms privados, em que todos sabemos não ser esta a única vez, desconhecemos e se havera muitas mais, entre ministros e privados sem vinculo ao estado parece ser corriqueiro com este governo. Pena que não tenham a mesma vontade de partilhar com quem lhes paga e alguns dos quais ate votaram neles. Mas as mentiras sao como o azeite, veem sempre ao de cima especialmente num meio de venenos como a politica.

  • Torga

    o “ESPESSO” quer sangue::::mas Marcelo é uma cobarde…..toque e foge…vá lá Marcelo..enfrenta a Geringonça!!!!

  • Calma malta…

    Poiss mas podem os portugueses mudar a opinião que têm de ti por manteres um aldrabão em funções….

  • artur miguel

    Curiosamente e embora os partidos da direita já o tenham afirmado milhares de vezes, o povo continua a entreter-se com as mentiras e desditas do nosso 1º ministro e dos seus apaniguados de esquerda!!!
    Não, caros senhores, por muito que queiram repetir vezes sem conta para enganar as pessoas, não estão em causa SMS…O que está em causa é a CGD e a forma ilegal e criminosa com que este governo tentou lá colocar o amigo Domingues e lhe permitiu inclusivamente que este fizesse uma lei á sua medida…uma lei para ele proprio violando a constituição que tão precisosa era para a esquerda quando estavam na oposição mas, que agora só é importante ás vezes.
    Curiosamente agora são os tais defensores da democracia que tanto gritaram nas comissões de inquérito que agora as bloqueiam para não se saber a verdade sobre a CGD. Primeiro impediram que a comissão de inquérito incluisse o tempo do Sr. Socrates e Varas que arruinaram a CGD e agora impedem que se verifique que o Sr. Costa tentaram mudar a lei da republica para beneficiar o seu amigo Domingues!

  • VS

    Pelo menos de acordo com os comemtarios abaixo, a esquerda quando na oposicao quer saber a verdade de tudo!
    Quando no governo a verdade ja nao interessa e deve ser camuflada!
    Gandas Hipocritas!
    De cada vez que falarem dos valores de Abril deviam levar …….

    • diogo

      A verdade, caríssimo, é que (e não concordando com muita coisa) é que isto a que tanto o desesperado passos, psd, cristas e cds se agarram são minudências face ao feito gigantesco que este ministro e este governo conseguiram, nomeadamente, ao nível do deficit….
      ISTO É QUE CUSTA A ENGOLIR a esta pobre gentinha…
      Daí esta algazarra toda, esta fumaça toda, este foguetório a ver se o zé povinho não olha para o essencial e dessas forma vê CLARAMENTE o QUANTO INCOMPETENTES estes tipos foram enquanto estiveram no governo.
      Ou acha que, por um mero golpe de mágica, o passos que sempre foi um total e absoluto incompetente em todos os lugares, que o padrinho Angelo lhe garantia, que ocupou nas empresas, virava competente uma vez primeiro ministro?…LOLOL

  • tudoaomolho

    Bravo! Felizmente que ainda há quem meta o país primeiro que os mesquinhos interesses pessoais e partidários

  • Viva Portugal

    O “assunto encerrado” mas é o baralho !!!!!!

    Um Ministro das Finanças não pode andar a fazer jogadas de bastidores e arranjinhos sobre a entrega de declarações no TC e depois mentir descaradamente no âmbito de uma Comissão Parlamentar de Investigação !!!!!!!!!!!!