Manuel Sobrinho Simões é orador no ICPT

O médico e investigador Manuel Sobrinho Simões, é o próximo orador do International Club of Portugal – ICPT, no evento que se realiza em Lisboa, no Hotel Fontana, nesta quarta-feira, dia 12.

Manuel Sobrinho Simões nasceu no Porto em 1947. Doutorou-se em medicina, em 1978, na Universidade do Porto com uma tese sobre cancro da tiróide e fez o pós-doutoramento em 1979/80 no Instituto Norueguês de Investigação em Cancro. Especializou-se no diagnóstico histológico, ultra estrutural e molecular de doenças cancerosas e pré-cancerosas, com ênfase nos tumores do estômago e da tiróide.

Foi autor ou coautor de cerca de 350 artigos científicos que deram origem a mais de 10 mil citações. A reputação mundial levou a todos os cantos do mundo e tem livros publicados na Europa, EUA e Japão.

Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia entre 1999 e 2001 depois de ter sido Secretário-geral de 1989 a 1997. É professor catedrático, diretor da Unidade de Patologia e Oncologia e diretor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina do Porto, Chefe de Serviço no CH S. João e presidente da direção do Ipatimup desde a sua criação em 1989.

É membro da direção, desde a sua criação em 2015, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) que ajudou a criar a partir de 2007. É vice-presidente do Health Cluster Portugal, preside ao Conselho Nacional de Centros Académicos Clínicos, ao Grupo de Trabalho para a constituição da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e ao Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).