Justiça francesa pede levantamento de imunidade de Le Pen

Juízes investigam se Marine Le Pen e outros deputados europeus da Frente Nacional pagaram com dinheiro do Parlamento Europeu a assistentes parlamentares que realizavam trabalho para o partido, em França.

Christian Hartmann/REUTERS

A justiça francesa pediu ao Parlamento Europeu o levantamento da imunidade a Marine Le Pen, em virtude duma investigação sobre alegados “empregos fictícios” de assistentes parlamentares do partido Frente Nacional, divulgou a France Press.

Os juízes investigam se Marine Le Pen e outros deputados europeus da Frente Nacional pagaram com dinheiro do Parlamento Europeu a assistentes parlamentares que realizavam trabalho para o partido, em França.

O caso foi desencadeado em março por uma queixa do Parlamento Europeu, que acusa o partido de extrema-direita de usar indevidamente cerca de 340.000 euros.

A nove dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, onde Le Pen aparece como uma das favoritas nas sondagens, segundo a France Press, o caso está a ter pouco impacto na campanha já marcada pelo escândalo sobre “criação de empregos fictícios” de Fillon.