Jardins, teatros e museus no verão

Descubra algumas sugestões de lazer do Jornal Económico para este fim-de-semana (e não só) na cidade de Lisboa.

“Morte à Morte!” – Tema atual e viagem no tempo

A última execução de morte em Lisboa foi a 16 de abril de 1842. O excerto do relato pode ser lido e ouvido na exposição “Morte à Morte!”, uma mostra aberta ao público sobre a história da pena de morte e os 150 anos da sua abolição em Portugal. A exposição é coordenada pelo historiador Luís Farinha, que coloca as seguintes questões: “Como era Portugal na segunda metade do século XIX? Como se chegou à abolição desta pena? E como estamos hoje?”. Contesta e apresenta o pionerismo de Portugal na abolição da pena de morte, através de imagens, textos e documentos. Os antecedentes jurídicos e políticos, as repercussões nacionais e internacionais, também, a situação atual no mundo. Em 1911, a pena de morte foi abolida para os crimes comuns. Mas a história não acaba aí, foi preciso lutar muito. Só em 1976 é estabelecida a abolição total e a extradição de pessoas que possam ser condenadas com pena de morte.

Palacio de São Bento / Até 29 de dezembro / Preço: gratuito

 

SEXTA-FEIRA

A magia do teatro

O Festival de Almada volta a celebrar a arte de representar com peças de países como a Bélgica, Noruega, França, Argentina, Inglaterra, Roménia, Itália, Israel e Espanha. As peças portuguesas são representadas por 11 companhias de teatro, com cinco estreias.

Este ano, regressa a peça norueguesa Hedda Gabler, num espetáculo em que o público é convidado a ocupar a sala de estar da heroína de Ibsen. Uma excelente oportunidade para criar uma relação de especial proximidade com os atores. Destaca-se também “Moçambique”, de Jorge Andrade, peça eleita como melhor espetáculo de teatro de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Vários teatros em Almada e Lisboa
Até 18 de julho / Info: www.ctalmada.pt / Preço: 7,50 – 17 euros

 

SEXTA-FEIRA

Verão no jardim ou um jardim de verão

O Jardim de Verão reúne no mesmo espaço filmes, leituras encenadas, concertos, workshops e atividades para famílias. Depois do sucesso de 2016, uma grande diversidade de propostas volta a animar o jardim e outros espaços da Fundação Gulbenkian. A 2ª edição do Jardim de Verão conta com workshops de Danças Populares da Arménia; as oficinas “O bugalho – fabrico de tinta para escrever” e “Mala Mágica – oficina de artes circenses”; o concerto dos GeraJazz; os filmes “A Arte e a Ciência de Viajar” de Alaa Abi Haidar, “Cidade” de Filipa Reis, João Miller Guerra, Leonor Noivo e Pedro Pinho. E muito, muito mais. Até dia 20 de julho, com a programação mais cheia aos fins-de-semana, aproveite o verão no jardim.

Fundação Calouste Gulbenkian
Info: gulbenkian.pt/jardimdeverao/ Até 20 de julho 10h-22h30 / Preço: 2 – 30 euros
SÁBADO

Curso de Escalada

A escola 7Cumes organiza dois fins de semana dedicados ao curso de escalada. Abrange o nível de iniciação, para quem deseja aprender a escalar em autonomia, e o nível de aperfeiçoamento, para quem pretende reforçar a técnica e evoluir na escalada. São quatro dias de aprendizagem e diversão, e uma oportunidade para conhecer a grande comunidade de apaixonados por escalada em Portugal.

Lisboa – Sintra, Cascais ou Arrábida
Info: www.7cumes.pt / 15-16 de julho e 22-23 de julho 9h-18h / Preço: 125 euros

 

TERÇA-FEIRA

EDP Cool Jazz

Os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas vão ser invadidos por uma sonoridade excecional. Entre os dias 18 e 29 de julho, Oeiras acolhe sons de jazz, soul, funk e músicas do mundo através do festival EDP Cool Jazz. E a artista brasileira Maria Gadú vai encantar com o seu álbum “Guelã ao Vivo”. A dupla de guitarristas do México Rodrigo Y Gabriela propõe levar o público numa viagem entre Jimi Hendrix, jazz fusão e flamenco. Jamie Lidell volta a surpeender com o seu estilo próprio e apresentará o seu último disco “Building a beginning”. Junta-se, também, a voz suave de Luísa Sobral, o funky groove de Da Chick, a criativa Rita Redshoes e a novidade jazzy-pop Beatriz Pessoa, entre outros artistas e génios da música.

Jardins do Marquês Pombal e Parque dos Poetas
18 – 29 de julho 21h30 / Preço: 25 – 65 euros