“It’s over”: Era MP3 chegou oficialmente ao fim

O fim do formato MP3 não deve ter um grande impacto na indústria de áudio digital, uma vez que a há outros formatos mais utilizados.

“No dia 23 de abril de 2017, o programa de licenciamento de MP3 da Technicolor para certo tipo de patentes relacionadas com o formato MP3 foram encerrados”, escreve em comunicado da Fraunhofer IIS.

O desenvolvimento do formato MP3 começou no final dos anos 80 no instituto alemão Fraunhofer IIS. E, embora existam codecs de áudio mais eficientes, o MP3 é ainda muito popular entre os consumidores. No entanto, a maioria dos serviços de media de última geração, como o serviço streaming ou TV e rádio, usam codecs modernos, como a família AAC (Advanced Audio Coding). Estes formatos podem oferecer uma melhor qualidade de áudio em bit rates muito menores, quando comparando com o MP3.

A decisão não deve ter um grande impacto na indústria de áudio digital, uma vez que a há outros formados mais utilizados, mas fica o impacto enorme e duradouro no mundo digital, possível através do formato MP3.

Este formato foi um dos primeiros a tornar a música facilmente transferível, e ajudou a Apple a tornar-se numa força dominante em dispositivos de música e distribuição. O iPod e o iTunes impulsionaram a empresa para o topo da indústria.

Tags
Mais notícias
PUB
PUB
PUB