Faturas: Veja se já garantiu o seu reembolso de IRS

Os contribuintes têm um prazo de 72 horas, a partir de hoje, para validar todas as faturas no portal das Finanças. Só entre faturas de supermercado, restaurantes e oficinas, pode conseguir um reembolso de 500 euros.

finanças_IRS

A próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro, é o prazo final para os contribuintes confirmarem e validarem todos os encargos, de forma correta, no portal das Finanças e-Fatura. Faturas de supermercado, restaurantes e oficinas podem levar a um poupança de 500 euros no IRS.

As faturas que permanecerem pendentes devem ser inseridas nas categorias certas, como por exemplo, para faturas de supermercado, a categoria é “outros”, mas se o caso for um almoço dentro de um café do hipermercado, a categoria correta passa a ser “restauração”.

Para os contribuintes com um gasto mínimo, por ano, de 715 euros em despesas como compras do dia, vestuário e calçado e, ainda, água e luz, serão reembolsados 250 euros, salvo se se tratar de um casal, onde o valor duplica. Para receber este reembolso, é essencial que o contribuinte coloque o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) em todas as faturas.

Além disto, também despesas em restaurantes, hotéis, cabeleireiros, oficinas e com animais de estimação podem alcançar uma poupança de 250 euros. Mas, para receber este montante é necessário o gasto ser superior uma vez que é contabilizado 15% do IVA final por cada fatura.

Relativamente aos animais de estimação, a fatura tem um benefício fiscal de apenas 35 cêntimos. No caso de ter sido efetuada uma compra de produto numa farmácia, com IVA a 23%, só é deduzível caso o contribuinte apresente receita médica.

Em situações hospitalares, seguros de saúde, escolas ou rendas, as faturas só irão aparecer no portal das Finanças no mês de março, na página “deduções à coleta”.

  • mesosteros

    Está correcta essa informação das facturas do supermercado? Era bom que as Finanças explicassem o que é que entra nas categorias no site, é que a ser assim perdi dinheiro no ano passado pois não coloquei no “Outros” mas sim na “Restauração, alojamento… e OUTROS”. -_-

    • Docas

      Sim, está.
      Eu própria coloquei essa questão junto do e-balcão e responderam-me o mesmo.
      Mas pode sempre questionar o e-balcão.

      • mesosteros

        Obrigado, já corrigi as minhas, tenho agora de corrigir do meu pai e avós. Que grande confusão :/

        • fernando

          Temos que estar com atenção, de conrtario podemos perder uns bons euros.

  • Livro Manual Católico. Pesquisem por: “Manual Católico, formação, confirmação e convite a verdadeira conversão.” Esse livro lhes mostrará a verdade! A Igreja e Fé Católica são tradicionalistas e é a única religião verdadeira. Heréticos, cismáticos, apóstatas, pagãos e todos os seguidores de seitas e falsas religiões se convertam a verdadeira fé católica e católicos pratiquem uma fé católica tradicionalista, a qual é o único caminho de salvação para as almas. A verdadeira Igreja Católica precisa de nós e ela vai triunfar. Deus está do nosso lado! Não se enganem, o fim está próximo.

    • LUSITANO

      Toma tino nessa cabeça.., O Catolicismo, não é nenhuma Religiáo…. Cristo não fundou nenhum Catolicismo…

      • Falem suas heresias e ignorâncias, eu sou fiel a verdadeira Igreja e Fé católica e Jesus e Maria. É a guerra continua: Deus Vult (Deus o quer).

        • LUSITANO

          É por pessoas como tu e por aquilo que aqui escreves. que eu náo tenho a menor dúvida que se Nosso Senhor voltasse à Terra, seria novamente massacrado. Mas desta vez pelos fariseu do nosso tempo, esses católicos tradicionalistas, que pouco ou nada fazem pelo próximo e a única coisa que pretendem é manter a tradição. Não a tradição de Cristo. Esse era humilde. Já os Católicos tradicionalistas demonstram bem o quanto gostam da opolència. Uma verdadeira vergonha. VIVA O CONCÍLIO VATICANO II. VIVA O PAPA FRANCISCO.

          • Distorce, distorce e distorce e no final mostra sua verdadeira faceta ao defender a Seita Vaticano II e seus Antipapas não católicos que deformaram e ainda deformam a verdadeira e tradicionalista fé católica.
            E a espada de dois gumes continuará até o final dos tempos, doa a quem doer.
            E não me confunda com esses falsos tradicionalista, que concordam com outras heresias.

          • LUSITANO

            Os Fariseus também gostavam de por Cristo à prova. È que Cristo era demasiado libertador. E a tradição não gostava mesmo nada que Cristo dissesse o que disse. Vocès representam esses mesmos fariseus. Continuam agarrados a velhas tradições fundadas pelo Império Romano, por isso é que se diziam Católicos romanos, e nas velhas ameaças . Pobre Cristo, que se viesse à Terra seria por vós cruxificado.

          • Totalmente diferente, a Igreja Católica foi fundada por Cristo e sua tradição vem dos seus Apóstolos e se mantiveram em sua pureza até o Papa Pio XII.
            A fraude e farsa é tão grande que parece loucura e algo surreal.
            O fim está muito próximo e o Manual Católico ajuda a tirar essa cegueira na qual muitos se encontram.

          • LUSITANO

            Não, meu caro…. A Igreja fundada por Cristo, chama-se Cristianismo… O Catolicismo nasce dos Cristãos seduzidos pelo Poder do Império Romano. Precisamente por o Catolicismo não ter sido fundado por Cristo, que os Ortodoxos mandaram os católicos à fava e, mais tarde, Lutero, Henrique VIII e Calvino, também eles mandaram o Catolicismo á fava. Hoje, a Igreja de pós-concilio Vaticano II é ecuménica. Ao contrário de vocês que vèem em vós a virtude, e nos restantes, o Diabo. A igreja Ecuménica do Pós Concilio Vaticano II procura aproximar-se de todos os irmãos. Sejam eles católicos, anglicanos, ortodoxos, coptas, calvinistas ou luteranos. Cristo quer o Amor. Náo quer guerras como aquela que você incita. Não me fale de Manuais Católicos. porque o único Manual Católico que Cristo deixou ao mundo foram as Sagras Escrituras. É o Evangelho que Ele quer que espalhemos por todo o Mundo . Não um Manual Católico como aquele de que você aqui fala.

          • Papa Eugénio IV, Concílio de Florença, Cantate Domino, 1441, ex cathedra:

            “A Santa Igreja Romana crê firmemente, professa e prega que nenhum dos que estão fora da Igreja Católica, não só pagãos como também judeus, heréticos e cismáticos, poderá participar na vida eterna; mas que irão para o fogo eterno que foi preparado para o demónio e os seus anjos, a não ser que a Ela se unam antes de morrer…”

          • LUSITANO

            Que Nosso Senhor tenha piedade de ti. Por certo também és defensor do Santo Oficio e da morte de inocentes.

          • Papa Vigílio, Segundo Concílio de Constantinopla, 553:

            “Com estes assuntos já exaustivamente tratados, nós temos em mente o que foi prometido acerca da Santa Igreja e d‘Aquele que disse ‘as portas do inferno não prevalecerão contra ela’ (entendemos isto como sendo as línguas mortíferas dos hereges).… pelo que consideramos estar na companhia do Diabo, o pai da mentira, as línguas incontroladas dos hereges e seus escritos heréticos, junto com os próprios hereges que persistiram em sua heresia até a morte.”

          • LUSITANO

            Antipapas??? Nem sabes do que falas. Vai estudar a História dos Papas e depois conversamos sobre os antipapas. Ate lá não abras a boca para dizer disparates , ok?

          • Ser cristão é ser católico.

    • Luis Santos

      O teu? Talvez não falte muito! Mas também não fazes cá falta nenhuma!

    • fernando

      Eh pa, tas com maus sintomas. Não vás ao medico não.

      • Jesus Cristo tudo cura, tudo renova, tudo regenera e sara.

  • macnet

    715 euros??

  • Luis Santos

    E as despesas com taxas moderadoras nos postos de saúde e hospitais, se não estiverem lançadas até amanhã temos que as introduzir ou estamos sujeitos a perder alguns “pozitos” que sejam? Sabem-me dizer?

  • Lkar

    Mais uma vez o Estado a dar o exemplo … Taxas moderadoras … NADA !!!