Investimento público cresce 25% no 1.º trimestre face a 2016

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que o investimento público no primeiro trimestre deste ano cresceu "mais de 25%" relativamente a igual período de 2016.

Cristina Bernardo

“Estamos com o dobro dos contratos de obras públicas”, declarou Pedro Marques aos jornalistas, em Coimbra.

Citando os últimos dados da análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) à execução orçamental até março, o ministro realçou que o investimento público, em Portugal, entre janeiro e março, registou um crescimento superior a 25% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Em 2016 — e “agora no início de 2017” — “foi possível colocar mais de três mil milhões de euros” de fundos comunitários “ao dispor do investimento público”, afirmou.

Reforçando esta visão, Pedro Marques salientou que foram já aprovados “mais de 1.700 milhões de euros de projetos”, o que “determina um arranque do ciclo do investimento de público”.

Após a sua intervenção no encerramento da sessão plenária do evento anual do Portugal 2020, subordinado ao tema “A caminho do Portugal 2020 — Resultados e oportunidades de financiamento”, no Convento de São Francisco, em Coimbra, disse que o investimento privado evidencia “uma taxa de crescimento que é quase 100%”, relativamente a janeiro de 2016.



Mais notícias
PUB
PUB
PUB