Inflação na zona euro sobe para 1,5% em agosto

O Eurostat divulgou esta quinta-feira os dados preliminares sobre a inflação nos países da moeda única. Deverá registar-se um aumento de 0,2% face ao mês de julho.

A inflação na zona euro foi de 1,5% no mês de agosto, segundo a informação preliminar divulgada esta quinta-feira de manhã pelo Eurostat. O organismo de estatística da União Europeia refere que os números representam um aumento de 0,2% face ao mês de julho.

De acordo com a rápida previsão do Eurostat para o mês corrente, a energia deverá ter a maior taxa anual em agosto, com 4% (sendo que o valor registado em julho 2,2%). A este se segue o setor dos serviços, que assinalou 1,6% e se manteve estável em relação ao mês passadoo, o dos alimentos, álcool e tabaco (1,4%) e o dos bens industriais não energéticos (0,5%).

No mês passado, a taxa de inflação anual da zona euro atingiu 1,3% em julho, mantendo-se estável face ao mês anterior. Nessa período, na União Europeia a 28, a taxa de inflação anual foi de 1,5%, também uma estabilização face ao valor de junho.

A próxima versão com dados completos para agosto deste ano está agendada para o próximo dia 18 de setembro, nos países da moeda única – Bélgica, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Áustria, Portugal, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia.





Mais notícias