Infarmed retira do mercado sabonetes que parecem alimentos

“A presença de pequenos componentes destacáveis nestes sabonetes pode causar asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do trato intestinal, especialmente em crianças”, esclarece o Infarmed.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o Infarmed, travou a comercialização de sabonetes da marca Autour du Bain, que imitam alimentos.

De acordo com o comunicado publicado no site do Serviço nacional de Saúde, “ as entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar”.

“A presença de pequenos componentes destacáveis nestes sabonetes pode causar asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do trato intestinal, especialmente em crianças”, esclarece o Infarmed, no seguimento da suspensão e retirada do mercado dos produtos cosméticos.

A nota recorda ainda que “a legislação europeia e nacional proíbe o fabrico, importação, exportação ou comercialização de produtos que possam pôr em risco a saúde e segurança dos consumidores, devido à confusão com géneros alimentícios, em especial pela aparência, forma, cor, odor, embalagem, rotulagem, o volume ou dimensões”.

PUB
PUB
PUB