IKEA Industry investe sete milhões em 18.240 painéis fotovoltaicos

A IKEA Industry, situada em Paços de Ferreira, vai instalar 18.240 painéis fotovoltaicos na cobertura e parque de estacionamento das suas fábricas em Portugal.

Com o compromisso de “criar um impacto positivo no planeta e ser líder na produção sustentável de mobiliário através da utilização responsável de recursos”, a IKEA Industry avança agora com o projeto de instalação de mais de 18 mil painéis fotovoltaicos. Trata-se de um dos maiores projetos em coberturas para autoconsumo energético na Europa e vai cobrir uma área total de 70.745m². A conclusão está prevista para o início de 2018.

Sobre esta medida, Jorge Ferreira, manager da IKEA Industry Portugal, afirma que trabalham “diariamente para que as nossas operações sejam cada vez mais responsáveis na utilização dos recursos e energia”, visando ainda, “contribuir de forma positiva para o desenvolvimento económico, ambiental e social das comunidades em que estamos inseridos, começando pelos cerca de 1.300 colaboradores IKEA Industry em Paços de Ferreira”, conclui.

Com esta instalação, grande parte da energia elétrica produzida (91,6%) vai ser utilizada pelas unidades IKEA Industry, representando cerca de 14% do consumo total de energia consumida pelas suas operações.

Em linha com a ambição de ser autossuficiente a nível energético e de utilizar apenas energia renovável nas suas operações, este projeto permitirá às unidades de produção IKEA em Portugal evitar a emissão de 2.358 toneladas de CO2, o equivalente à energia elétrica necessária para 2.797 casas.