Hammond: Brexit vai durar alguns anos e não meses

Ministro das Finanças contrariou assim o Secretário do Comércio Internacional, Liam Fox, que tinha referido que os termos do abandono da União Europeia iriam ficar decidimos em poucos meses.

EUTERS/Lintao Zhang/Pool

O ministro das Finanças britânico acredita que as negociações e o período de transição para o Reino Unido sair da União Europeia vão demorar alguns anos. Philip Hammond contrariou assim o secretário do Comércio Internacional, Liam Fox, que tinha sugerido que o processo poderia durar apenas alguns meses.

“Depende de quanto tempo precisamos para aplicar novos sistemas aduaneiros, novos sistemas de migração; essas coisas não podem acontecer por magia durante a noite “, disse Hammond este domingo num programa da BBC Television. “Não vamos falar em um par de meses, vamos falar num par de anos”.

Hammond é uma das figuras mais influentes do governo de Theresa May e um defensor do soft Brexit, em contraste com a posição defendida por Fox de uma hard Brexit. O Reino Unido tem até março de 2019 para negociar o divórcio com a UE e o secretário de Comércio Internacional afirmou na quinta-feira que ficaria “muito feliz” com uma transição de apenas “alguns meses”, em entrevista à Bloomberg TV.





Mais notícias