Grupo Sika com vendas de 5,6 mil milhões de euros em 2016

Em Portugal, no ano passado, o grupo registou um crescimento de 2,6% na faturação.

O Grupo Sika encerrou 2016 com um recorde de vendas de 5,4 mil milhões de euros, de acordo com informação divulgada pelo grupo.

O ano passado permitiu o encaixe de 530 milhões de euros em lucros para o grupo produtor de químicos para a construção, o que representou um  crescimento de 21,8%.

Os responsáveis da Sika estimam que, no decorrer do presente ano, venha a registar um crescimento de 8%.

Está prevista a abertura de mais oito fábricas e a criação de três novas subsidiárias nacionais.

Em 2016, o crescimento foi significativo em todas as regiões nas quais a Sika opera e originou uma revisão em alta nos objetivos estratégicos para 2020.

“Em Portugal continuámos na mesma linha estratégica do grupo. Em 2016, cumprimos os objetivos e crescemos 2,6% em vendas, pelo que pretendemos continuar a fortalecer o nosso posicionamento, investindo em inovação tecnológica e alargando a nossa rede de parceiros de negócio nacional”, afirma José Soares, diretor-geral da Sika Portugal.

Com base nesta estratégia, a Sika Portugal vai, em 2017, lançar novas soluções para o mercado da reabilitação.
Para além da inovação tecnológica prevista, a empresa sedeada em Vila Nova de Gaia, pretende continuar a apoiar este mercado-alvo da reabilitação urbana, “criando sinergias com os distribuidores nacionais, aumentando o envolvimento dos públicos-alvo com a marca, através da participação em eventos do setor e com a realização de ações específicas de formação para todos os seus parceiros de negócio, arquitectos e engenheiros”.

A nível corporativo, a tendência será para a expansão geográfica em África com mais organizações locais e com novas fábricas no mercado europeu.

Em 2016, para além dos 17 investimentos-chave em nove fábricas, quatro aquisições e mais quatro novas subsidiárias nacionais, o Grupo Sika registou 72 pedidos de novas patentes, graças ao investimento na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D) dos seus cerca de 900 colaboradores internos.

“O resultado operacional, o lucro e o ‘operating free cash flow’ [fluxo de caixa operacional] atingiram novos recordes. Com mais quatro subsidiárias nacionais e a aquisição de quatro empresas, alcançámos as bases para um crescimento contínuo no futuro. A nossa gama completa de soluções, a nossa forte força de vendas e 17 investimentos-chave, dão-nos motivos para olhar para o futuro com optimismo. A nossa equipa de gestão global, a dedicação e o elevado compromisso dos nossos 179 funcionários, trouxeram outro ano recorde para a Sika “, explica Jan Jenisch, CEO do grupo.

A Sika Portugal S.A. é uma empresa do grupo suíço Sika AG. Os seus seis mercados-alvo no âmbito da construção e obras públicas são: betão; colagens e selagens; reabilitação; pavimentos; impermeabilizações; e coberturas.

O mercado-alvo indústria, com grande relevância do segmento automóvel, tem também um papel preponderante na actividade da Sika Portugal.

Nas suas instalações fabris, em Ovar, produz adjuvantes para betão, aditivos, pavimentos, revestimentos e tintas decorativas, impermeabilizantes e butílicos que se destinam a ser comercializados no mercado nacional e no mercado de exportação.

A Sika está presente em 97 países, reclamando a liderança mundial no fornecimento de produtos químicos de colagem e selagem, impermeabilização, amortecimento acústico automóvel, proteção e reforço estrutural.

A nível mundial, a empresa conta atualmente com mais de 190 fábricas, 38 centros tecnológicos e mais de 17 mil colaboradores.

PUB
PUB
PUB