Governo já prepara novo reembolso antecipado ao FMI

"Estamos já a discutir com o Mecanismo Europeu de Estabilidade uma nova autorização para antecipar pagamentos ao FMI", revelou o secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix em entrevista à televisão norte-americana CNBC.

Foto cedida

O Mecanismo Europeu de Estabilidade já foi consultado pelo Governo português para que seja autorizado um novo pagamento antecipado do empréstimo pedido ao FMI no período de assistência económica e financeira em 2011, disse Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, em entrevista à CNBC.

O valor dos reembolsos ainda não foi divulgado mas sabe-se que o que o Estado português pretende é que sejam diminuídos os custos com a dívida.

“Estamos já a discutir com o Mecanismo Europeu de Estabilidade uma nova autorização para antecipar pagamentos ao FMI, para reduzir o custo médio da nossa dívida. Estamos comprometidos a pagar a dívida e fazer o rácio [sobre o PIB] descer o mais depressa possível, mas num cenário sustentável,” afirmou o secretário à televisão norte-americana.

Mourinho Félix avança que, depois da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, e do BCP ter deixado de receber apoio do Estado, devolvendo o investimento público na instituição, o país “vai estar numa situação para reduzir dívida”.

PUB
PUB
PUB