Governo aprova passagem de candidatos à compra do Banco Caixa Geral à fase das propostas vinculativas

Os investidores selecionados serão convidados a proceder à apresentação de propostas vinculativas de aquisição das ações. "Conclui-se assim outro passo estratégico para a execução do calendário dos compromissos subjacentes à recapitalização da CGD pelo Estado", diz o comunicado do Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros aprovou hoje as resoluções que determinam a seleção dos potenciais investidores admitidos a participar na fase subsequente do processo de alienação de ações do Banco Caixa Geral em Espanha detidas pela Caixa Geral de Depósitos.

Os investidores selecionados “serão convidados a desenvolver diligências informativas e a proceder à apresentação de propostas vinculativas de aquisição das ações”, avança o comunicado do Conselho de Ministros.

Além dos bancos espanhóis Abanca e Cajamar já avançados pelo Jornal Económico, há um fundo de capital de risco na corrida pelo Banco Caixa Geral em Espanha, o fundo Cerberus, segundo o Negócios. O Jornal Económico confirmou que são estes três os candidatos recomendados pela CGD e que o Governo aprovou hoje.

Segue-se agora um período de oito semanas para os candidatos fazerem as due-diligences às contas do banco da CGD em Espanha, o que, no caso de Espanha, e porque Agosto é mês de férias, projeta para o inicio de setembro a entrega das propostas vinculativas.

Foi hoje também aprovado em Conselho de Ministros, a escolha dos candidatos à compra do Mercantile Bank na África do Sul. Neste caso passaram à fase seguinte quatro candidatos, cujos nomes não foram ainda identificados. Também aqui haverá oito semanas para a due-diligence que antecede a entrega das propostas vinculativas.  Mas neste aso, como agosto não é mês de férias de verão naquele continente, o prazo para a entrega das propostas vinculativas vai recair em meados de agosto.

Os candidatos, quer para a compra do Banco Caixa Geral, quer para a compra do Mercantile Bank, vão hoje ser avisados que passaram à segunda fase.

Conclui-se assim outro passo estratégico para a execução do calendário dos compromissos subjacentes à recapitalização da CGD pelo Estado, diz o Governo.

(atualizada com mais detalhes sobre as fases do processo)






Mais notícias
PUB
PUB
PUB