GNR inicia segunda fase da operação “Spring Break”

Segunda fase da operação teve início ontem e dura até ao próximo domingo, dia 9 de abril. Tal como na primeira fase, as ações serão realizadas em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Espanha é o destino eleito para a viagem de finalistas dos frequentadores do 12º ano. São milhares os alunos que, nesta altura do ano, embarcam numa “aventura” para as cidades de Benidorm e Lloret del Mar, envoltas em bom tempo, praia, animação (diurna e noturna), álcool e novas amizades. Mas nem tudo é um mar de rosas.

Entre violações e outros atos violentos, estupefacientes e consumo excessivo de bebidas alcóolicas, são muitas as situações que por vezes não acabam com um “final feliz”.

Para prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte dos jovens, a GNR iniciou a segunda fase da operação “Spring Break“. As fronteiras nacionais foram “invadidas” pelas autoridades da Guarda Nacional Republicana, com vista a fiscalizar cada autocarro que se dirija para as duas cidades espanholas.

O objetivo passa por controlar, inspecionar e até apreender materiais estupefacientes que os jovens, em geral, todos anos, levam consigo para o território espanhol.

De acordo com o ‘Tribuna da Madeira’, “militares dos Comandos Territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, realizam ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres no sentido de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens”.

Esta segunda fase da operação teve início ontem e dura até ao próximo domingo, dia 9 de abril. Tal como na primeira fase da operação, as ações serão realizadas em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Mais notícias