Fusões e aquisições com empresas portuguesas movimentaram mais de 11 mil milhões de euros em 2017

O mercado de fusões e aquisições de Portugal registou 327 operações no ano passado, de acordo com o relatório mensal de M&A da Transactional Track Record.

O mercado de fusões e aquisições de Portugal registou 327 operações no ano passado, o que representa um aumento de 8,64% em comparação a 2016, de acordo com o relatório mais recente de M&A da Transactional Track Record (TTR).

Os anúncios de compra e venda de participação que envolveram empresas portuguesas movimentaram 11,4 mil milhões de euros entre janeiro e dezembro do ano passado, uma subida de 13,58% face a 2016.

Nos últimos três meses do ano, a maior transação foi a conclusão da venda da refinaria de petróleo portuguesa Artlant PTA pela Caixa Geral de Depósitos para o grupo tailandês Indorama por 28 milhões de euros. O negócio foi assessorado pelo escritório Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e pela Linklaters Portugal, respetivamente.

De acordo com o mesmo documento, o imobiliário teve uma forte influência no volume financeiro do ano, com 66 operações registadas (+32%) e o setor de financeiro e seguros destacou-se pela negativa, com 33 operações (-6%).

“Os anúncios de investimentos realizados por firmas de investimento de private equity tiveram destaque em 2017. Foram contabilizadas 43 operações no período, um aumento de 19% em relação ao ano precedente”, refere o relatório da TTR, que enfatiza o impacto significativo do segmento de saúde, higiene e estética (seis operações). Já no que diz respeito aos de venture capital, tratou-se de um ano caracterizado por pouca expressividade (-3%).

Ao longo de 2017 o país que mais efetuou transações em território nacional foi a Espanha, que adquiriu 33 empresas, o que representou um investimento de 965 milhões de euros.

Ranking de assessorias jurídicas e financeiras de 2017

Apoio financeiroApoio jurídico
Natixis PartnersMorais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
BBVAPLMJ
Millennium bcpVieira de Almeida

*Por valor total de transações






Mais notícias
PUB
PUB
PUB