Fundo Monetário Internacional aprova terceiro resgate à Grécia

Ministro das Finanças da Eslováquia afirmou esta quarta-feira que a instituição liderada por Christine Lagarde tinha desbloqueado o financiamento à Grécia.

Facundo Arrizabalaga/Reuters

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai participar no terceiro resgate financeiro à Grécia, de acordo com o ministro das Finanças da Eslováquia. Peter Kazimir anunciou a instituição liderada por Christine Lagarde não se irá opor ao financiamento, esta quarta-feira, durante o encontro anual do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, em Nicósia, no Chipre.

“Parece-me que sim, finalmente”, respondeu o ministro, questionado sobre se o FMI iria apoiar o financiamento ao país, de acordo com a Reuters. “Temos de congratular Christine Lagarde por ter conseguido convencer o FMI”, disse Kazimir, acrescentando que a aprovação do FMI era necessária para desbloquear a ajuda externa.

Segundo o ministro, as instituições europeias poderão considerar uma renegociação da dívida grega depois de 2018. No início do mês, a Grécia tinha já chegado a um acordo preliminar com a Comissão Europeia, a União Europeia (UE) e o FMI sobre a renegociação da dívida do país. Os credores poderão ter deixado a porta aberta para um alívio da dívida grega, depois das negociações com o ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos.

PUB
PUB
PUB