Ford comemora 100 anos na Irlanda

Bill Ford, CEO da Ford, regressou à cidade natal da família Ford para celebrar o centenário da marca na Irlanda. A efeméride foi assinalada descerrando uma placa na vila de Ballinascarthy, onde foi inaugurada em abril de 1917 a primeira fábrica da Ford Motor Company fora da América do Norte.

William Clay Ford, Jr., CEO da Ford Motor Company e bisneto do fundador da companhia, Henry Ford, descerrou uma placa e um banco de jardim em Ballinascarthy, na Irlanda, para comemorar os 100 anos da Ford naquele país. A cerimónia teve lugar no centro da vila, a 40 quilómetros da cidade de Cork, de onde emigrou para os Estados Unidos o pai de Henry Ford, William Ford, e a sua família, em 1847. A família fixou-se no Michigan, onde nasceu Henry Ford em 1863.

“Estou entusiasmado e honrado por estar de volta a Cork para celebrar os 100 anos da Ford na Irlanda,” disse Bill Ford. “A Ford tem profundas raízes em Cork, não apenas pela ligação histórica da minha família, mas também pelo impacto que a fábrica da Ford teve como motor de prosperidade na região ao longo de várias décadas.”

Durante a sua visita, Bill Ford participará também numa receção cívica na Câmara de Cork, oferecida pelo presidente da edilidade, na qual a contribuição dos empregados da Henry Ford & Son Limited ao longo dos últimos 100 anos será reconhecida. O evento contará com a presença de 300 atuais e ex-empregados.
Henry Ford teve presente a herança da sua família, escolhendo a sua cidade natal de Cork como o local para a primeira fábrica da Ford Motor Company construída fora da América do Norte. A fábrica da Ford em Cork foi criada em Abril de 1917.

A companhia que Henry Ford fundou legalmente em 1917 denominava-se Henry Ford & Son Ltd., e esse continua a ser o nome legal da Ford na Irlanda até hoje, a única entidade Ford em todo o mundo que inclui o nome completo do fundador da companhia na sua denominação social.

O trator Fordson foi inicialmente o produto principal da fábrica de Cork, a qual se tornou em 1929 a maior fábrica de tratores do mundo. Esta fábrica também construiu veículos de passageiros, entre os quais o icónico Model T. O último Model T a ser produzido pela Ford saiu da linha de montagem de Cork em dezembro de 1928. Foram igualmente construídos na fábrica de Cork, até à data do seu encerramento em 1984, o Model A, Model BF, Model Y, Prefect, Anglia, Escort, Cortina e Sierra.





Mais notícias