Estes são os protótipos que prometem ‘arrasar’ no Salão de Genebra

Conheça todos os protótipos com revelação agendada para o Salão Internacional de Genebra de 2017, que abre portas já para a semana.

A partir do próximo dia 9 de março, o público poderá conhecer, ao vivo e a cores, as mais recentes inovações da indústria automóvel. Ao mesmo tempo, os construtores levantam o véu sobre o que poderá vir a ser o futuro do automóvel através de protótipos. Elétricos ou autónomos, amigos do ambiente ou superdesportivos, eis os protótipos que se estreiam em Genebra.

Citroën
Protótipo de um SUV compacto, o C-Aircross Concept antecipa a ofensiva da marca neste segmento. O propósito deste protótipo é dar a conhecer a capacidade de diferenciação do construtor francês, intuito demonstrado pelas linhas exteriores, que fundem o caráter dinâmico de um SUV e a fluidez de design das linhas dos restantes modelos da marca. No interior será possível descobrir um habitáculo depurado e luminoso, ao qual se pode aceder através das portas de abertura antagonista. A bordo segue também a mais recente etapa do programa Citroën Advanced Comfort, com um sistema head-up display a cores, o volante monobraço com comandos intuitivos, a carga de smartphones por indução ou a câmara de visão traseira.

A “versão contemporânea” da SpaceTourer, assim a apelida a Citroën, dá pelo nome de SpaceTourer 4×4 Ë Concept e é o mais recente estudo da Coleção Ë, apresentada no último Salão de Paris, e pode mesmo chegar à linha de montagem. Face à versão de produção, este protótipo apresenta uma apetência pelo todo-o-terreno, indicada pela maior altura ao solo, sistema de tração integral e proteções dianteiras e traseiras. O interior possui bancos específicos em couro e capacidade para até nove ocupantes, mas também navegação conectada 3D Citroën Connect Nav e Mirror Screen, head-up display, visão traseira de 180º e monitorização do ângulo morto. Destaque ainda para o reconhecimento do limite de velocidade e leitura dos sinais de trânsito, controlo automático dos faróis, alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, Active Safety Brake e cruise-control adaptativo.
A animar o SpaceTourer 4×4 Ë Concept está um motor Diesel BlueHDi de 150 cv, com sistema start-stop e caixa manual de seis velocidades.

Fittipaldi Motors
O EF7 Vision Gran Turismo marca o nascimento de uma nova marca automóvel, a Fittipaldi Motors, do ex-campeão do mundo de F1. Para o seu primeiro protótipo, que antecipa um modelo que se prevê de edição limitadíssima, Emmerson Fittipaldi aliou-se à Pininfarina e à HWA. Os detalhes ainda são escassos, mas sabe-se que o chassis e a carroçaria serão construídos em fibra de carbono e que o modelo rondará os 1000 kg de peso. Alie-se a isso um V8 naturalmente aspirado com 600 cv de potência e podem antever-se prestações de antologia.

HKG
Em colaboração com a Pininfarina, o Hybrid Kinetic Group leva a Genebra o H600, uma berlina de luxo eco-sustentável, que deverá ser animada por uma motorização elétrica ou híbrida. Ainda sem qualquer pormenor revelado, nas imagens dadas a conhecer até agora é possível ver os faróis e luzes diurnas LED, e a grelha tipo favo de abelha, que ostenta ao centro o logo da marca, encimando pelo lettering, tal como acontece no tampo da mala.
Quanto ao interior, deverá ser dominado por ofertas tecnológicas, como deixa antever a única imagem desta secção libertada pela Pininfarina.

Mercedes-Benz
A marca de Estugarda leva a Genebra os Concept Classe X, dois protótipos que antecipam a entrada da Mercedes-benz no segmento das pick-up: a X-Class Explorer, mais urbana, e a X-Class Adventurer, mais radical. Concebida a partir da plataforma da Nissan Navara e com espaço para cinco ocupantes, a pick-up X-Class terá um chassis de longarinas e travessas, capacidade para carregar mais de 1100 kg e para rebocar 3500 kg. As performances serão asseguradas por um conjunto de motores encimados por um V6 turbodiesel na sua variante de topo, que contará ainda com tração integral 4Matic, redutoras e bloqueio elétrico dos diferenciais central e traseiro.

Peugeot
O Instinct Concept é a interpretação da Peugeot do que será o futuro do automóvel. Esta carrinha de silhueta shooting brake e com portas de abertura antagonista já foi apresentada durante o Mobile World Congress, em Barcelona, surgindo agora num palco mais especializado. Focado na condução autónoma, o Instinct Concept estreia a plataforma Artik Cloud, da Samsung, para ligação deste concept com o mundo.
Com o intuito de fazer deste veículo uma extensão do utilizador, o Instinct Concept conta com o sistema Responsive i-Cockpit, com várias interfaces configuráveis antes, durante e após a utilização, segundo o modo de viagem selecionado de entre os quatro disponíveis: Drive Boost e Drive Relax – de condução a cargo do utilizador – e Autonomous Sharp e Autonomous Soft – ambos de condução autónoma.
A animar o protótipo francês estará uma motorização híbrida plug-in com 300 cv, potência transmitida às quatro rodas de forma permanente.

Ssangyong
Depois de ter dado a conhecer o protótipo XAV no Salão de Frankfurt de 2015, a sul-coreana Ssangyong revelará em Genebra a sua evolução, o XAVL, acrónimo de eXciting Authentinc Vehicle Long. Este SUV de médio porte terá espaço para sete ocupantes, combinando as potencialidades de um SUV com a habitabilidade de um monovolume. Ao mesmo tempo, a Ssangyong promete a mais avançada tecnologia de conectividade, controlada por um ecrã tátil, que servirá também para controlar todas as funções do veículo. A segurança também não foi esquecida e o XAVL promete incorporar as mais recentes soluções desenvolvidas pela casa sul-coreana, com o intuito de preservar a integridade física dos seus ocupantes, mas também dos peões.

Toyota
Desenvolvido pela Toyota Motor Europe e pela ED2, o i-Trill é um três lugares (1+2) movido por um motor elétrico que pretende demonstrar formas inovadoras de mobilidade sustentável. Capaz de funcionar de forma autónoma, o grande destaque do i-Trill é a tecnologia Active Lean, que lhe permite inclinar-se nas curvas. O resultado, nas palavras da Toyota, é uma verdadeira alternativa aos modelos dos segmentos A e B, outros modelos elétricos e mesmo às motos.

teaser-2

 



Mais notícias