ERSE: Leilão de garantia de potência permite poupar 7,2 milhões de euros

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje que o primeiro leilão relativo à disponibilidade das produtoras de eletricidade para 2017, designada garantia de potência, permitiu uma poupança de mais de 7,2 milhões de euros.

Em comunicado, o regulador informa que o leilão realizado hoje atingiu “um custo máximo para os consumidores do sistema elétrico nacional de 8,43 milhões de euros, a que corresponde um custo liquidável de 6,32 milhões de euros para os três últimos trimestres de 2017”.

No primeiro leilão ao serviço de disponibilidade das centrais elétricas (hídricas e a gás natural) foi apurado um preço de fecho de 4.775 euros por megawatt (MW), para liquidar nos três últimos trimestres do ano, e adjudicado o total de volume colocado a leilão (1.766 MW) a três entidades.

“O leilão hoje efetuado permite uma poupança estimada em mais de 7,2 milhões de euros face ao que ocorreria com o anterior mecanismo de incentivo à disponibilidade”, refere o comunicado do organismo liderado por Vítor Santos.

Mais notícias