Energia: Novo portal promete poupar centenas de euros aos consumidores

A partir do consumo real de cada consumidor, o portal "Poupa Energia" vai sugerir automaticamente qual o melhor operador, dinamizando o mercado energético e promovendo preços mais competitivos.

Christian Charisius/Reuters

Chama-se “Poupa Energia”, um novo portal que promete revolucionar o consumo energético. Através desta plataforma vai ser possível saber automaticamente qual o operador de luz e de gás que mais se adequa a cada consumidor, permitindo uma maior poupança.

O objetivo desta medida é promover a concorrência, permitindo que sejam praticados preços mais baixos. O portal vai estar disponível a partir de setembro, mas outras versões mais modernas serão posteriormente disponibilizadas, escreve o Correio da Manhã.

Para aceder ao “Poupa Energia” vai ser necessário introduzir a senha da Autoridade Tributária ou do Cartão de Cidadão. Posteriormente, o consumidor terá de fornecer o Código do Ponto de Entrega (CPE) no caso da eletricidade, ou o Código Universal de Instalação (CUI), para o gás. Depois o sistema analisa o consumo real e informa qual a melhor oferta no mercado naquele momento.

Para além dessa funcionalidade, vai ser também possível proceder à alteração do comercializador imediatamente no portal online.

Tags
Mais notícias