Empresários mexicanos em Portugal para missão comercial

Esta iniciativa teve a sua origem durante a visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto a Portugal, em 2014. O objetivo desta missão é portanto estabelecer acordos comerciais que permitam a colaboração entre empresas do México e de Portugal, no setor dos moldes e maquinaria.

Uma delegação de empresários mexicanos de mais de 100 empresas, vêm a Portugal nos próximos dias, de 20 a 22 de junho, participar numa missão comercial. O programa de delegação inclui reuniões com o sector financeiro e de capital de risco em Lisboa, bem como reuniões de trabalho com empresas de moldes em Oliveira de Azeméis e Marinha Grande.

Segundo um comunicado enviado pela Embaixada do México, são representantes de mais de 100 empresas do sector de manufacturas avançadas que vêm a Lisboa, Oliveira de Azeméis e Marinha Grande. “A missão é o culminar de esforços concertados entre a embaixada do México em Portugal, o ProMéxico e a AICEP” e conta ainda com o apoio das associações do setor (moldes e maquinaria) portuguesas, a CEFAMOL e da AIMMAP.

Esta iniciativa teve a sua origem durante a visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto a Portugal, em 2014, quando se identificou o setor de moldes e maquinaria como um dos principais riscos do processo produtivo do setor automóvel no México. Nessa altura ficou acordado explorar colaborações entre empresas mexicanas e portuguesas, com vista a aumentar a competitividade das empresas produtoras do mercados NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio).

O objetivo desta missão é portanto estabelecer acordos comerciais que permitam a colaboração entre empresas do México e de Portugal, “a fim de satisfazer a procura de integração da cadeia de abastecimento no mercado norte-americano, particularmente no segmento Tier 2 dos setores automóveis e aeroespacial”.

 



Mais notícias