ISEG: Economia portuguesa terá crescido 2,4% no primeiro trimestre

Síntese de conjuntura publicada esta sexta-feira pelo ISEG estima que o PIB tenha crescido 2,4% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

O ISEG continua otimista em relação ao crescimento económico em Portugal e estima uma aceleração do produto interno bruto (PIB) de 2,4% no primeiro trimestre de 2017. Em relação aos três meses anteriores, o PIB terá crescido 0,6%, de acordo com os dados do Síntese de Conjuntura Económica divulgados esta sexta-feira.

“A informação disponível sugere que o primeiro trimestre de 2017 voltou a registar um nível de crescimento homólogo relativamente elevado”, refere o ISEG, que prevê ainda que a expansão da economia nacional fique entre 1,7% e 2,1% no conjunto de 2017.

No que diz respeito ao indicador de tendência da atividade global calculado pelo ISEG manteve-se o nível elevado atingido no quarto trimestre de 2016.

O ISEG estima ainda que os indicadores de clima e confiança em Portugal continuem a subir em linha com a zona euro. O indicador de clima económico subiu de forma “pronunciada, recuperando a queda registada nos últimos meses do ano anterior” e atingiu o nível máximo desde março de 2007.

O crescimento económico no país difere, no entanto, da expansão observada no último trimestre de 2016 e “caracteriza-se por um crescimento mais moderado do consumo privado, um crescimento mais intenso da formação bruta de capital fixo e um crescimento mais forte das exportações e importações mas com um resultado ligeiramente negativo em termos do contributo da PEL [Procura Externa Líquida]”, segundo o ISEG.

Por setor de atividade, os dados de janeiro e fevereiro indicam uma desaceleração do crescimento do consumo privado durante o primeiro trimestre e uma aceleração do crescimento da formação bruta de capital fixo.





Mais notícias