E se um jogo ‘made in Portugal’ chegar à PlayStation4?

Projetos podem ser submetidos até 19 de setembro. Os vencedores ganham um prémio monetário no valor de 10 mil euros para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo.

A PlayStation volta a promover o desenvolvimento de videojogos em terras lusas. O período de candidaturas à terceira edição dos Prémios PlayStation abriu hoje e termina no dia 19 de setembro. O vencedor vai ter a oportunidade de ver o seu jogo publicado para a PlayStation4, chegando a mais de 60 milhões de utilizadores no mundo.

Neste período de candidaturas, todos os estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2016 podem participar nesta iniciativa. Todos os candidatos têm de apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

Os estúdios com as melhores propostas vão ser anunciados na segunda semana de outubro e terão a oportunidade de apresentar os seus projetos num evento em novembro. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation em janeiro 2018.

Os Prémios PlayStation arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de cerca de 100 projetos. Na 1ª edição, o jogo vencedor foi o ‘Strikers Edge’, do estúdio Fun Punch, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. A 2ª edição foi ganha pelo Game Studio 78 que apresentou o título ‘VRock’, para o PlayStationVR, que coloca o jogador num concerto a tocar em frente a uma plateia cheia de fãs.

O jogo Strikers Edge vai chegar este ano à PS4, em oito línguas e, além do mercado português e espanhol, também vai estar presentes em França, EUA, Coreia do Sul e China. “Esta oportunidade da PlayStation incentiva as pessoas a apostarem nos seus sonhos ao abrir portas para o mercado dos videojogos. Estamos muito próximos do lançamento de ‘Strikers Edge’ e estamos muito entusiasmados e assustados ao mesmo tempo por saber que o jogo vai estar disponível para o mundo. Estamos ansiosos pelo lançamento”, contam.

Os Prémios PlayStation estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2017

Categorias Secundárias
– Prémio PlayStation para Jogo mais Inovador
– Prémio PlayStation para Melhor Arte
– Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil
– Prémio PlayStation da Imprensa
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo de Competição Online

O projeto vencedor do Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2017 em Portugal vai ter acesso a:
– Um prémio monetário no valor de 10 mil euros para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo;
– Kits de desenvolvimento PS4;
– Um espaço físico para trabalhr durante 10 meses em Lisboa;
– Publicar o seu videojogo para a PS4 na PlayStation Store;
– Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation  no valor de 50 mil euros.

As candidaturas terão de ser submetidas em premiosplaystation.com até ao dia 19 de setembro, e têm de incluir:
– Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração
– O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas)
– Os CVs dos membros da equipa



Mais notícias