Dois milhões de pensionistas com aumento extra já em agosto

O aumento será aplicado a quem recebe, no total de pensões, até 631,97 euros. Mas há que descontar a este extra a atualização de janeiro.

Os pensionistas que recebem até 631,98 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais) vão em agosto ter direito a um aumento extraordinário de 6 euros ou 10 euros. A medida abrange cerca de 2 milhões de pensionistas, segundo o Governo.

O limite em causa (os 631,98 euros) é referente ao rendimento total de pensões, uma vez que há pessoas que recebem mais do que uma pensão. O aumento de agosto abrange os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (regime convergente da função pública).

O aumento de seis euros será aplicado aos pensionistas que viram as suas pensões atualizadas entre 2011 e 2015. Por sua vez, os pensionistas que não tiveram aumentos nesse período terão direito a um aumento de dez euros. Porém, terão de descontar a este aumento de agosto a atualização de 0,5% que foi aplicada em janeiro.

No início do ano, a atualização de 0,5% (que tem em conta a inflação) abrangeu as pensões até 842,6 euros, chegando a cerca de 2,8 milhões de pensionistas.

Segundo a Segurança Social, as pensões são pagas a dia 10 de cada mês, nos casos em que o pagamento é feito por transferência bancária.






Mais notícias