Diga adeus às multas de excesso de velocidade. Saiba como

Quando chegar ao mercado nacional, o novo Volkswagen Arteon trará consigo o Predictive Cruise-Control, sistema capaz de acabar com as multas por excesso de velocidade.

Prestes a chegar ao mercado nacional, o novo coupé topo de gama da Volkswagen, o Arteon, estreia o sistema Predicitive Cruise-Control (PCC), que pode ajudar – e muito – a acabar com as multas por excesso de velocidade.

Sendo um cruise-control adaptativo – reconhece a distância para o veículo da frente, adaptando a velocidade para a manter –, o PCC vai mais além e combina ainda o reconhecimento dos sinais de trânsito e os dados do sistema de navegação para determinar a velocidade máxima permitida na zona. Assim, e sem a intervenção do condutor, quando deteta que se aproxima uma secção de estrada com um limite de velocidade inferior ao que está programado, o sistema desacelera, automática e progressivamente, até que seja atingida a velocidade máxima. Assim que o limite se altera, a velocidade ajusta-se até que se atinja o limite programado.

Se com esta característica o sistema torna obsoletas as multas de excesso de velocidade – o PCC funciona tanto em autoestrada como em estradas nacionais e mesmo em cidade –, outra característica do sistema há que pode reduzir drasticamente os acidentes rotundas ou curvas mais apertadas. Recorrendo mais uma vez aos dados de GPS, o sistema calcula a velocidade necessária para lidar com a situação que se apresenta, ajustando-a automaticamente.

Mais notícias