Dia Mundial dos Oceanos celebrado com ciclo de conferências alusivas ao tema

O Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), em parceria com Direcção Nacional da Economia Marítima, prepara-se para celebrar mais um Dia Mundial dos Oceanos, desta vez com um ciclo de conferências alusivas ao tema.

O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se a 08 de Junho, este ano com o lema “Prevenir a poluição plástica e encorajar soluções para um oceano saudável”.

De acordo com o programa distribuído pelo INDP, as actividades englobam ainda conferências nas escolas sobre a problemática do (micro) plástico nos oceanos, conferência sobre os oceanos nas universidades, exposição, visitas e acções de sensibilização.

O ponto alto ocorre no dia 08, com o acto central, na sede do INDP, em que se vai falar da “Oceanografia e pesca: do instrumental ao prático”, seguido da exposição sobre o INDP com tema “Química da vida”.

Para a tarde desse mesmo dia prevê-se um dia aberto no Centro Oceanográfico de Mindelo (OSCM), com o objectivo de mostrar o que se tem feito a nível da investigação haliêutica aplicada em Cabo Verde.

O OSCM, um edifício multiuso que se desenvolve numa área de 1.700 metros quadrados, localizado nas proximidades do INDP, na Cova de Inglesa, é uma infra-estrutura de investigação oceanográfica e atmosférica e de logística de preparação de campanhas e estudos do oceano e da atmosfera na região do Oceano Atlântico.

Aberto à comunidade científica mundial, oferece oficinas, espaços para trabalho, escritórios, três laboratórios universais, um dos quais molhado, salas de conferência e armazéns específicos para conservação de amostras, consoante as suas propriedades biológicas, físicas e químicas, para cientistas e peritos desenvolverem as suas campanhas de investigação.

A parte central do centro é ocupada por um amplo hangar que serve de espaço técnico para a manutenção e preparação dos equipamentos utilizados nas prospecções e recolhas de amostras no oceano.

O OSCM é um dos “principais resultados” da “longa cooperação” científica existente entre Cabo Verde e a Alemanha, potenciada pelos institutos INDP e Geomar, que se iniciou em 2004.

O programa de celebrações do Dia Mundial dos Oceanos prevê ainda um conjunto de acções de sensibilização sobre gestão das pescas, conservação dos oceanos e segurança no mar, com distribuição de folhetos e de um kit com informações úteis sobre o sector das pescas.

A celebração do Dia Mundial dos Oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Cabo Verde, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.




Mais notícias
PUB
PUB
PUB