Consumo per capita em Portugal fica abaixo da média europeia

A diferença entre os países da UE vai de 53% a 132%, sendo Portugal o sétimo país com a média mais baixa.

Portugal está entre 18 países da União Europeia com um consumo per capita abaixo da média. Os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat sobre o indicador que mede os bens adquiridos pelas famílias e disponibilizados pelo Estados mostram que o consumo por habitante em Portugal é de 82 pontos, segundo a paridade do poder de compra.

A diferença entre os países da UE vai de 53% a 132%, sendo Portugal o sétimo país com a média mais baixa. Dez Estados-membros ficam acima da média, com o Luxemburgo a liderar a lista (32%), seguido pela Alemanha (22%) e Austria (20%). O Reino Unido (ainda incluido nos dados referentes a 2016), a Dinamarca, a Finlândia, a Bélgica, França, Holanda e a Suécia ficaram entre 10 e 15% acima da média.

Entre os países abaixo da média europeia, Espanha, Lituânia, Portugal e Malta são incluídos na mesma categoria – entre 10 e 20% abaixo da média europeia. No fundo da tabela encontram-se a Bulgária (53%) e a Croácia (41%). No que diz respeito ao PIB per capita, Portugal está em 23% abaixo da média europeia, enquanto o Luxemburgo fica 267% acima e a Irlanda 48% abaixo.



Mais notícias