Com esta plataforma pode ajudar a salvar o mundo e ainda ganhar dinheiro

"O Global Opportunity Explorer tem todas as soluções agregadas num lugar dinâmico, onde empresas, investidores e empreendedores podem trabalhar juntos para ter um impacto real no mundo", disse Lise Kingo, da ONU.

As Nações Unidas lançaram uma plataforma com mais de 300 ideias sobre como empresários podem ajudar a salvar o planeta.

Global Opportunity Explorer funciona como uma espécie de motor de busca sobre soluções sustentáveis, fornecendo detalhes que ajudam empresas a adotarem inovações sustentáveis.

O objetivo da plataforma é inspirar empresários e investidores de todo o mundo a verem os grandes desafios globais – como a fome mundial, a escassez de água e a igualdade de género – não como riscos, mas como potenciais mercados.

Depois de cinco anos de pesquisas e com a participação de mais de 18 mil líderes empresariais  o Global Opportunity Explorer tem 17 categorias, as mesmas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (SDGs) – o plano das Nações Unidas para reduzir os grandes problemas mundiais até 2030. O site abrange 10 setores de negócios, incluindo alimentação, saúde, transporte e tecnologia.

Por exemplo, se trabalhar na indústria da moda e quer lidar com água limpa e saneamento, pode encontrar na plataforma ideias de Aura Herbal sobre uma tecnologia para usar corantes naturais para vestuário. Trabalha na área da saúde e quer reduzir as desigualdades e ajudar a economia a crescer? Há uma aplicação para isso. Chama-se Peek – the Portable Eye Examination Kit. É uma solução acessível e portátil que ajuda a prevenir a cegueira em países em desenvolvimento. Trabalhadores de saúde equipados com um smartphone e uma mochila solar – para fácil carregamento dos dispositivos – podem ter acesso a alojamentos em sítios remotos, ajudando a eliminar a necessidade dos pacientes viajarem para clínicas. Podem ver o vídeo explicativo desta aplicação aqui.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem 285 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo, cerca de 90% dos quais vivem em países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, estima-se que 80% da cegueira pode ser evitada ou até mesmo curada. A app Peek Vision é gratuita, e os custos de fabrico não chegam aos 150 euros. O equipamento tradicional custa mais de 150 mil euros, de acordo com a organização.

Esta solução já foi testada e é uma tecnologia promissora para a prevenção da cegueira em comunidades rurais. A página de cada solução explica ainda como cada solução atua nos diferentes índices.

Cada exemplo diz-lhe porque você deve se importar, e como estes esforços endereçam os objetivos globais.

“Mais e mais empresas estão a olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como inspiração para criar soluções inovadoras, para lidar com alguns dos maiores desafios do mundo”, afirmou em comunicado Lise Kingo, CEO e diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, que ajudou a lançar a plataforma.

 



Mais notícias
PUB
PUB
PUB