Cleantech Camp: Procura novos empreendedores nas energias limpas

As candidaturas da terceira edição do programa Cleantech Camp, decorrem até ao dia 18 de fevereiro. A convocatória é dirigida a qualquer empreendedor com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial no setor das energias limpas.

A InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a Câmara Municipal do Porto e o UPTEC, através da iniciativa ScaleUp Porto, são os organizadores do programa que este ano, traz novidades como novas temáticas de aceleração relacionadas com as infraestruturas de redes energéticas.

Os três projetos com maior potencial de impacto no mercado receberão uma contribuição financeira e apoio à aceleração e ao crescimento empresarial avaliada em mais de 50 mil euros.

Uma das novidades deste ano é a presença da cidade do Porto no evento, dando a oportunidade aos participantes de conhecer o ecossistema empresarial desta cidade portuguesa. Nesta edição, o parceiro principal, a Gas Natural Fenosa, em parceria com a InnoEnergy, procura soluções relacionadas com os seguintes desafios: automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infraestruturas para a mobilidade sustentável (VE+GNV), realidade virtual e aumentada para infraestruturas energéticas.

De todas as candidaturas recebidas, serão selecionados um máximo de 15 projetos relacionados com as seguintes temáticas: IoT & AI energia. Eficiência energética. Smart Cities. Energias renováveis. Mobilidade sustentável. Smart grids. Cibersegurança & blockchain na energia.

Josep-Miquel Torregrosa, business creation officer da InnoEnergy Iberia, refere que “depois de mais de seis anos a acelerar e investir em start-ups e PMEs do setor da energia e das tecnologias limpas, usamos a nossa experiência e tudo o que aprendemos, para desenhar um programa que contém formação e sessões de trabalho necessárias para que qualquer empreendedor possa validar e lançar um novo produto ou serviço no mercado”.

Nesta edição, o programa Cleantech Camp conta com a colaboração da ESADE Business School como Training Partner, com a presença de diferentes colaboradores e professores como o diretor do programa B2B Sales Management, Oscar Torres, ou a diretora da ESADE Entrepreneurship Institute, Luisa Alemany.

Este ano, a iniciativa conta ainda com o apoio da COMSA Corporación e Ceiia, como parceiros de inovação.

O vencedor receberá 20 mil euros e o primeiro e segundo finalistas receberão 10 mil e cinco mil euros, respetivamente, além do suporte para o crescimento e consolidação do projeto com contributos em serviços no valor de 15 mil euros para os projetos com maior potencial de Espanha e Portugal.

Estas contribuições serão feitas pelos knowledge partners do programa, Osborne Clarke, Ateknea, SRS Advogados e ZBM Patents que estarão também presentes no evento final do programa, no dia 21 de junho, como jurados.






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