Cavaco despede-se com farpas à esquerda e à direita

Ex-Presidente da República apresenta livro com casa cheia no seu CCB. Fica prometido um próximo volume de “prestação de contas”.

cavaco_livro

Aníbal Cavaco Silva começou a despedir-se da política deixando farpas à esquerda e à direita. Primeiro, à esquerda: “A verdade é que não existe na Europa, nem tão pouco no mundo, qualquer país que seja desenvolvido e que registe um caminho de sucesso tendo partidos da extrema-esquerda a determinar a condução da política económica”. Depois, à direita, de forma mais subtil, ao seu sucessor na Presidência da República, quando diz que “sempre recusou a política-espetáculo, tão cara a muitos políticos, por proporcionar notícias e fotografias, mas que não traz qualquer benefício ao país”.

Estas são partes do livro “Quinta-feira e outros dias”, apresentado ao final a tarde de quinta-feira numa sala esgotada do Centro Cultural de Belém, obra emblemática da década de Cavaco Silva como primeiro-ministro. O discurso de ocasião foi mais sereno, menos político, ou pós-político, como o próprio definiu. Sublinhou agradecimentos, a Braga da Cruz, que apresentou o livro e apontou passagens das quase 600 páginas da obra, à sua mulher e aos portugueses.

A primeira etapa do que Cavaco Silva considera um ato de prestação e contas aos portugueses contou, na assistência, com o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes e a mulher, o ex-primeiro-ministro e líder da oposição Pedro Passos Coelho, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas. Maria Luís Albuquerque (PSD) e Adolfo Mesquita Nunes (CDS) também marcaram presença, assim como o ex-ministro António Pires de Lima, a presidente da Fundação Champalimaud Leonor Beleza e Nunes Liberato, ex-chefe da Casa Civil. Teresa Morais, Teresa Leal Coelho, Fernando Negrão, Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix também estiveram presentes.

“Sempre prestei contas dos cargos públicos que exerci”, disse, acrescentando eu espera que os portugueses “tenham um juízo objectivo e esclarecido sob a forma como exerci a defesa do supremo interesse nacional”. Mesmo que pós-político, este ainda não é o último capítulo da intervenção pública de um político que esteve, por junto, três décadas no poder. Porque ficou a promessa, nas últimas páginas do livro, de um próximo volume.

  • O manjerico.

    Ele já deve é as contas ao criador…

    Marche !

  • Este lixou-me a vida a mim e a trezentas pessoas que foram despedidas com a venda da Companhia Nacional de Petroquímica aos Finlandeses!!! BOM RAPAZ MAS PARA ELE NÃO LHE FALTAM TACHOS, Troco a minha reforma com as miseráveis ReformaSSSSS dele!!!

  • OdeioCoelho.

    Basta ver quem esteve presente para se constatar que o anibal de de boliqueime só é escutado pela FAMILIA CAVAQUISTA.e, mesmo assim, o que consta que ele escreve é um conjunto de banalidades e acerto de contas (vinganças) contra quem não vê o mundo como ele vê , ou seja de uma casa lá na Coelha que tem muita história por detrás… e pela frente….

    • Claríssimo

      Devias devolver o 14º mês que recebes como reformado e que deves a Cavaco. Devias pagar 10 vezes mais o valor da taxa moderadora que o PS introduziu no SNS para consultas, urgências e internamentos hospitalares.

      • Zé das Coves

        Claríssimo, mande-me o IBAN que eu também, quero pagar, e já agora também a divida do Passos, dos anos que ficou a dever a SS e Finanças 5 anos !

        • Bang ! Bang !

          se me mandares a conta eu pago mas está pago descansa, agora a corja que retirou o salário dos trabalhadores do estado esses são arguidos e já passaram por Évora por meterem bem a mão, quem faz vigarices cadeia Cavaco nunca foi arguido de nada,

  • joao

    Casa cheia? Para ouvr um retrógrado caquético? Deve estar mesmo tudo tolo!

  • Ignorante

    A múmia pensa que querem saber dele para alguma coisa.
    Só me resta dizer: Papel mal empregue!

  • Kzaz50

    o ressabiado-mor a reescrever a história. este gajo não tem vergonha pois foi a maior calamidade que nos caiu em cima. basta ver o rasto de curruptos que deixos atrás e que hoje estão a contas com a justiça.

  • Simplório

    o aziado mor.

  • Luis Santos

    Com “farpas?” Então o outro levou nas orelhas por brincar com a feira de gado e este chama “cornudos” á esquerda e á direita? Como é?

  • Glorioso

    A foto está boa… ;-)

  • Jose Mirra

    Mais uma vez este pidesco deu uma de palhaço ignorante. Se quer ver um país de sucesso com a chamada extrema esquerda como ele diz então deve visitar o Equador, um dos paises sul americanos que mais cresce economicamente e socialmente. Deveria fazer o mesmo que o outro. Já cheira mal só o facto de ainda existir.

  • oldman

    Quem escreve memorias, normalmente, tenta mostrar alguma grandeza, quer da sua obra quer da sua pessoa.
    Cavaco nem nesta hora consegue deixar de ser pequenino.
    Único lamento: Portugal teve este homem à frente cerca de 20 anos.
    E não me digam que o diabo nao existe.

    • Claríssimo

      Tem razão, Cavaco foi PM com maiorias absolutas e mais tarde PR devido à votação dos espanhóis, que nos obrigaram a tê-lo como governante.

  • Zé das Coves

    Este Sr vem armar-se em vitima , quando o que escreve nos diz ter sido um grande incompetente ! como foi possível um economista ter se deixado enganar ?

  • Luis

    Um ressabiado esta múmia. Ruim até ao fim e até ao tutano…Nos outros dias não fala dos amigos Loureiro e C&A? Da SLN, do BPN, do pavilhão atlântico etc…?
    Pode ser que algum dia alguém escreva sobre ele o que deve ser escrito. Desaparece de vêz.

  • jonyk

    Podia ter aproveitado a ocasião e “elucidado” o tuga cidadão sobre como fez a permuta da casa da coelha e como ele e a filha fizeram centenas de milhares de euros de mais valias com ações do gang do BPN.

  • Caçador de Papagaios

    Transcreve a “sua” verdade sempre com estilo que o caracterizou: ditatorial, vingativo, assumindo-se como o paladino da verdade, vestindo pele de cordeiro, etc.
    Por explicar deverão estar assuntos sobre as suas acções das sociedades do universo BPN, como o seu genro construiu fortuna, etc. etc. etc.

    • Bang ! Bang !

      essa resposta só podia vir de um papagaio loiro de bico doirado, etc etc,etc.

  • Zbruguen ExVeritas

    Se sempre prestaste contas, como é que ainda não estás preso? Prestaste contas sobre as ligações e negócios no BPN? Sobre a aquisição da casa na praia da Coelha? Sobre o negócios familiares do Pavilhão Atlântico? E já que estavas aí, explicaste porque é que o CCB custou 8 vezes mais do que estava orçamentado?

  • Lucinda

    As farpas tiveram um efeito boomerang, acabando TODAS na sua própria pessoa.

  • jonyk

    Como é que a MARIA ia viver com a “parca” pensão? Coitado ao que chega a necessidade. O professor cavako a ter de escrever uns textos tipo borda d`àgua para fazer uns cobres.

  • Zé das Coves

    Este grande ignorante quando foi 1º Ministro, mandou para a reforma funcionários públicos com menos de 40 anos, alegando já estarem velhos para trabalharem, hoje defende que devíamos trabalhar até aos 70, falo com conhecimento de causa nas OGMA em Alverca vieram muitos,
    Mandou fechar os matadouros, deu dinheiro para abater barcos de pesca, mandou abandonar os campos, já não precisávamos de trabalhar, deixou roubar os fundos comunitários para comprar barcos, jipes, mansões, etc, esta fatura estamos nós a paga-la ! e ele não tem culpa nenhuma .!!!

    • Joaquim Chaves

      sabes lá do que falas…

    • poetadorisco

      És um ignorante, mentes com todos os dentes e falas do que não sabes.

      • Mário Sousa

        AQUI O IGNORANTE ÉS TU!

  • oscar

    Um sujeito menor, mesquinho e vingativo, o que tem para acrescentar ao seu cadastro político?

    A má qualidade da nossa democracia e da organização do Estado, em boa parte são devidas ao longo exercício governativo de Cavaco Silva.

    Acresce que a cultura de corrupção que instalou no PSD e na sociedade ainda nos contamina.

    • Claríssimo

      “A má qualidade da nossa democracia e da organização do Estado, em boa
      parte são devidas ao longo exercício governativo de Cavaco Silva”. Exactamente, por isso é que PS, BE e PCP impediram que se saiba o que disse Centeno e quem são os maiores devedores da CGD.

    • Claríssimo

      ” Acresce que a cultura de corrupção que instalou no PSD e na sociedade ainda nos contamina “. É verdade, Sócrates na qualidade de líder do PSD e PM é prova disso mesmo.

  • atento

    Eu é que gostava de me despedir dele…
    … com um ramo de flores!

  • poetadorisco

    O único político português com 4 vitórias por maioria absoluta no palmarés!

  • Born in 1960

    A seguir a Salazar, Cavaco Silva, foi o português que mais tempo esteve à frente dos destinos de Portugal: 2 anos como Ministro das Finanças; 10 anos como 1º Ministro e 10 anos como Presidente da República, num total de 22 anos. O pior é que quando o país mais precisou ele virou-lhe sempre as costas, ou seja gozou sempre em tempo de vacas gordas.

  • Mike Simão

    Não faz mal o resto do País despediu se com varias farpas nele.