Casos de hepatite A podem aumentar com festivais de verão

É preciso que durante 50 dias não haja novos casos de hepatite A para que se possa dizer que o surto está controlado. Neste momento há entre cinco a oito casos de novos infetados por dia.

Desde janeiro deste ano que já foram confirmados 138 casos de hepatite A em Portugal, com uma média diária de novos infetados entre os cinco e os oito.

Estes números podem vir a tomar proporções ainda maiores com a chegada dos festivais de verão, uma altura em que as relações sexuais aumentam, alertam os responsáveis da Direção-Geral de Saúde (DGS), segundo escreve o Público esta quarta-feira.

Para Francisco George, diretor-geral da Saúde, “as vacinas têm de ser administradas criteriosamente, à luz do princípio de que é vacinado quem precisa de ser vacinado e não é vacinado quem não precisa”, cita o Público.

As vacinas em Portugal estão a ser administradas gratuitamente apenas numa unidade de saúde familiar no Martim Moniz, em Lisboa.

Para que este surto seja considerado completamente controlado é preciso verificar-se que não há casos novos durante 50 dias.





Mais notícias