Caldeira Cabral: “A dívida pública e privada é um problema que temos de enfrentar”

Caldeira Cabral elogiou a "grande qualidade" das empresas nacionais e defendeu que o programa Capitalizar dado resposta a problemas como falta de capitalização, em declarações na conferência "Portugal, from here to where?".

O ministro da Economia defendeu que o crescimento das exportações portuguesas superou as exportações alemãs apesar dos problemas estruturais que enfrenta, esta sexta-feira na conferência “Portugal, from here to where?”, em Lisboa.

Manuel Caldeira Cabral explicou que Portugal enfrenta dois problemas estruturais: a dívida e a demografia. “A dívida pública e privada é um problema que a sociedade portuguesa tem e que temos de enfrentar”, disse Caldeira Cabral.

O ministro que tutela a economia salientou que o programa Capitalizar consiste num “conjunto de medidas que respondem a muitos problemas que as empresas enfrentam e que a falta de capitalização impõe à economia portuguesa”.

Para o economista, o programa cria novos instrumentos de financiamentos e tem instrumentos de reestruturação para minimizar os problemas de excessivo endividamento. “Portugal tem hoje empresas de grande qualidade”, disse Caldeira Cabral, sublinhando que as “exportações cresceram fortemente neste trimestre” e já vêm a crescer desde a última década.

O ministro apontou ainda aquele que considera ser o segredo mais bem guardado: “Portugal teve uma performance nas suas exportações superiores às da Alemanha”.

Mais notícias