Bombeiros estão prestes a ter estatuto profissional

Constança Urbano de Sousa disse que "está a ser ultimado um anteprojeto para o estatuto".

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse esta quinta-feira que, ainda este ano, será aprovado o estatuto do bombeiro profissional, que deverá contemplar o regime de exceção da idade da reforma, idêntico ao previsto para as forças e serviços de segurança.

Questionada pela deputada do Bloco de esquerda Sandra Cunha sobre a contagem dos anos para a reforma dos bombeiros profissionais, Constança Urbano de Sousa respondeu que “está a ser ultimado um anteprojeto para o estatuto”.

“Neste momento, está a ser ultimado um anteprojeto para o estatuto profissional que engloba as questões da reforma e que alinha com o previsto para as forças e agentes de segurança”, disse a ministra em debate no plenário, de acordo com a agência Lusa, salientando que são necessárias ainda algumas consultas públicas. Quanto aos bombeiros voluntários, a governante adiantou que também está em fase de negociação uma proposta para um novo código, sendo necessário, porque há muita legislação dispersa, “um esforço de codificação”.

 

PUB
PUB
PUB