Bentley EXP12 Speed 6e concept: Ecologia de luxo em Xangai

Depois da estreia mundial no Salão de Genebra, a Bentley levou ao Salão de Xangai o concept EXP12 Speed 6e, revelando no maior mercado de elétricos a sua visão da mobilidade sustentada e de luxo.

A Bentley foi ao Salão de Xangai para dar a conhecer aos consumidores locais a sua visão de luxo para o mercado de veículos elétricos. Depois da sua estreia mundial no Salão de Genebra, o concept EXP12 Speed 6e marcou presença no certame asiático com o intuito de sondar a opinião pública para que a marca britânica possa formalizar a sua estratégia futura neste segmento.

Wolfgang Dürheimer, CEO da Bentley Motors, disse no Salão que “o EXP 12 Speed 6e é um concept que pretende mostrar que a Bentley está a definir a mobilidade elétrica no segmento de luxo, com a tecnologia apropriada, materiais de qualidade e o nível de refinamento que se esperaria num Bentley. Estamos completamente comprometidos com a China – é um mercado vital para nós. Estamos a focar-nos no desenvolvimento de um modelo elétrico para o futuro, que responderá às necessidades de mobilidade de luxo dos nossos clientes locais e de todo o mundo”.

No design exterior merece destaque a grelha, cuja geometria 3D acabamentos em cobre identificam o EXP 12 Speed 6e como 100% elétrico. Quando o veículo está em funcionamento, o logo “6e” ilumina-se. As linhas musculadas deste modelo inspiram-se na arquitetura contemporânea, mas também nas formas aerodinâmicas da fuselagem dos aviões. As projeções curtas, o capot longo, a grelha baixa e a traseira larga revelam o potencial de performance do modelo britânico.

O elétrico da Bentley combina as qualidades e performance esperadas da marca de luxo, combinando-as com tecnologia de ponta. Exemplo disso é a consola central, criada a partir de uma única peça de vidro e acomoda um ecrã OLED de alta definição. Todos os controlos são acessíveis a partir daqui, incluindo a navegação, o infoentretenimento e a climatização. Os comandos do volante também são feitos em vidro e no topo deste, ao estilo aviador, existem dois botões adicionais: um proporciona um aumento instantâneo de potência e o segundo limita a velocidade, por exemplo, em áreas urbanas. O passageiro tem o seu próprio painel de controlo, com acesso a redes sociais, e-mail e entretenimento. Existem ainda elementos decorativos em cobre na alavanca da caixa, no comando do Bentley Dynamic Drive e nos painéis das portas, onde os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras.

 

A solução escolhida para o recarregamento das baterias foi a indução, mas, quando esta não está disponível, é possível recarregar o EXP 12 Speed 6e a tomadas de corrente alternada através da porta de carregamento escondida atrás da matrícula traseira.

Mais notícias