BdP: atividade económica e consumo privado aumentam em janeiro

De acordo com os dados do Banco de Portugal, o indicador coincidente mensal para a atividade económica subiu para os 1,2% e o do consumo privado para os 2,5%, no mês passado.

Pelo segundo mês consecutivo, a atividade económica aumentou, sendo que o consumo privado também evoluiu positivamente, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta sexta-feira.

Após a estabilidade registada no terceiro trimestre de 2016 e da subida de dois pontos percentuais em dezembro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica registou uma subida de 0,2% (para os 1,2%). Em novembro este indicador encontrava-se nos 0,8%.

Quanto ao indicador coincidente mensal para o consumo privado, aumentou para os 2,5% no último mês do ano, após ter assinalado igualmente um aumento de 0,1% em cada mês, de setembro a janeiro, conforme se pode verificar no gráfico abaixo.

“Em janeiro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica voltou a aumentar, prolongando a tendência observada no quarto trimestre do ano passado. O indicador coincidente mensal para o consumo privado também registou um aumento, mantendo a trajetória ascendente iniciada em agosto de 2016”, pode ler-se no relatório da entidade bancária liderada por Carlos Costa.

Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico.

O gráfico abaixo representa a evolução dos indicadores coincidentes mensais calculados pelo Banco de Portugal e a taxa de variação homóloga dos respetivos agregados de Contas Nacionais Trimestrais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

grafico

Mais notícias
PUB
PUB
PUB