InícioMercadosBCP cai pela quinta sessão consecutiva

BCP cai pela quinta sessão consecutiva

Banco liderado por Nuno Amado perde mais de 5% e pressiona PSI 20 para terreno negativo.

Rafael Marchante/Reuters
Rafael Marchante/Reuters

O BCP cai pela quinta sessão consecutiva e pressiona a bolsa portuguesa. Com 13 cotadas a negociar em terreno negativo, três positivas e duas inalteradas, o PSI 20 recua, esta manhã, 0,78% para 4.554,20 pontos. Lisboa segue a tendência negativa dos principais índices europeus.

Os títulos do Millennium BCP perdem 5,25% para 0,80 euros por ação, numa semana em que o banco liderado por Nuno Amado tem atingido sucessivos mínimos históricos. Na passada segunda-feira foi anunciado um aumento do capital de de 1.332 milhões de euros, no qual uma ação equivale a um direito de subscrever 15 ações, e o BCP chegou mesmo a cair 15%.

Entre as maiores perdas do principal índice português estão ainda a NOS, que negoceia a perder 2,22%, a Sonae que recua 1,54% e a Jerónimo Martins que desce 1,04%. A dona do Pingo Doce vai publicar dados preliminares das vendas do quarto trimestre, hoje após o fecho do mercado.

Já os CTT caem 1,68%, num dia em que o Jornal de Negócios noticia um novo aumento de capital e lançamento de crédito à habitação do Banco CTT ainda durante este ano. Por outro lado, a Pharol é a cotada que mais avança no principal índice português, seguida pela Galp e pela Navigator.

Nas restantes praças europeias, o DAX alemão negoceia a perder 0,65%, o francês CAC 40 desce 0,56%, IBEX 35 perde 0,41% e o britânico FTSE 100 cai 0,27%. Ficam-se também a conhecer hoje as minutas da reunião de política monetária do Banco Central Europeu.

Fora do mercado acionista, o euro valoriza 0,47% para 1,0633. O dólar continua a desvalorizar em relação ao iéne japonês (-1.10%), depois do discurso de ontem do presidente-eleito dos EUA, Donald Trump. “O mercado não teve aquilo que queria – detalhes sobre os estímulos”, explicou ontem o estrategista de câmbio e macro no Canadian Imperial Bank of Commerce, Bipan Rai.

No mercado petrolífero, o Brent sobe 0,71% para 55,48 dólares. O Crude aumenta 0,31% para 52,41 dólares. Os preços do petróleo estão a ser animados pela expetativa de aumento da procura na China e pelos sinais de cumprimento dos acordos entre a OPEP e outros países produtores. De acordo com a agência Reuters, a importação de petróleo pelo gigante asiático vai aumentar 5,3%, para cerca de oito milhões de barris por dia em 2017.

  • José Silva

    Seria a melhor ação deste desgoverno de Portugal mandar a n/bolsa para obras durante pelo menos 1 ano, já que ano passado foi a pior da europa e este ano e ainda agora começou já é a ultima. A geringonça é isto e a culpa é de quem os apoia. Este n/País é um espanto pela negativa.

    • Alberto Martins

      Graças a Deus senhor josé que a bolsa portuguesas só começou a funcionar em 2016…

      • José Silva

        De facto começou a ser a pior da Europa a partir de 2016/ ano da geringonça e vai continuar. Já mal o ano começo e já é a pior. Viva a geringonça-

    • Born in 1960

      Que espera de uma pseudo bolsa, constituida por bancos falidos, empresas monopolistas e empresas cartelizadas. Não vê isto em mais nenhuma bolsa.

  • Eu mesmo.

    É mais um em que daqui há nãao muito tempo o governo injetará, do bolso dos contribuintes, uns bilhões lá dentro. Então, por que razão os administradores e gestores dessas intituições financeiras vão-se preocupar, se sabem que em caso de grande dificuldade financeira / económica, o estado aí está para lhes encherem os bolsos ?!?!

    • Born in 1960

      Tudo isso por ordem do BCE. Pois é ele que manda nos bancos dentro da UE.

  • Alberto Martins

    BCP…”no problem”.
    “I love partido comunista…”chinês.

  • Kikas_o_je

    ehehehehe….

    A caminho da falência…..o PCC vai gastar menos guito assim…..!

  • José, Província

    O BCP tinha de afundar com este aumento de capital, nada de anormal.
    Anormal é termos uma bolsa que tem uma atração fatal por mínimos históricos em 2016 chamei-lhe feito Derrotado Costa,pm, muita gente não gostava.
    Ontem vimos esse efeito nefasto nas taxas de juros a 10 anos no mercado primário.
    Façam festa que hoje no mercado secundário a taxa está abaixo dos 4%. Como diz a Casalinho a taxa média está ancorada em 3.4%. O que pagamos ontem a mais (300 milhões) não é nada. O problema das médias é que são isso mesmo médias, se ontem tivéssemos pago a 7% a média não se alterava.

    • Viva a falência total!

      Sabes perfeitamente que o efeito é da inflação alemã, do BCE e da Reserva Federal.

      • José, Província

        Claro, Portugal tem um governo de faz de conta!
        Quando o BCE baixou as taxas de juros, quando o BCE lançou o QE foi precisamente para subir a inflação e que fez o governo de Portugal comprou intenções de votos. Colocou o investimento publico ao nível de 1960, engordou a despesa gorda. Diria então que o governo anda a dormir se só acorda para comprar intenções de votos.
        Tem piada dar uma desculpa externa para o que acontece cá dentro. Em 2016 todos os países do euro tiveram baixas da taxas de juros na sua divida soberana a 10 anos superiores a 15%, Portugal subiu mais de 50% e diga-se que começou bem o ano de 2017 no que se refere às taxas. em 2011 a Alemanha tinha taxas de 3% Portugal tinha 7%. Em 2017 a Alemanha tem 0.3% Portugal 4.3%. (Não sei se está a ver a relação?)
        Com o ps temos sempre grandes motivos externos para o falhanço.
        O martelo nas contas publica mesmo que martelem bem deixa sempre marcas das marteladas.

        • george

          Só dizes aquilo que te convém…
          Com o objectivo feroz no cumprimento do défice imposto pela UE,como pode haver investimento…

          • Caveira

            não aumentando a despesa, revertendo os cortes aos FP e reformados e diminuindo as horas de trabalho.

          • george

            Os FP até poderia ser um pouco mais lento,mas reformados?Esses são gente que têm de viver com dignidade…mas claro para ti pouco importa…

          • Caveira

            a esquerda enche a boca com a dignidade. Pena é não explicar onde vai buscar dinheiro para pagar essa tal de dignidade.
            Ah, é verdade, é aumentando os impostos a todos.

          • george

            Já vi que tu és igual aquele que apelidou os idosos de “peste grisalha”…
            Dignidade não entra no teu vocabulário…

          • Caveira

            a cassete encravou.
            não te esqueças de agradecer aos geringonços os 4,2% nos empréstimos.

          • george

            Nada a fazer com a demência…

          • Caveira

            faço minhas as tuas palavras.

          • José, Província

            Se dissesse aquilo que convém a outros é que estava errado acho eu. Claro que digo o que me convém.
            O problema do governo foi ter previsto mais 5 mil milhões em OE2016 do que o que arrecadou, depois teve de fazer manobras tida a gente sabia que a receita era impossível pois o crescimento da economia não ia sr 2.8%.
            Se o governo não tem aumentado a despesa gorda podia ter feito investimento publico que sempre fazia crescer a economia mas o governo preferiu aumentar a despesa gorda para subir nas intenções de votos, foi opção do governo.

            O governo até faz o milagre de ter um défice em valor menor do que o previsto no OE2016 só que em relação ao PIB mantém os 2.5% com um buraco de 5 mil milhões na receita e na despesa o governo nem sequer achou necessidade de retificar a lei do OE, o que é extraordinário, já agora 2017 será igual e esta despesa que sumiu um dia vai aparecer.
            Os martelos nas contas deixam sempre marcas.

          • Trumputin.

            Véumdh…

        • Trumputin.

          Véumdh..

      • Caveira

        a culpa é sempre dos outros, portanto.
        esses bandidos, porque à geringonça não se pode assacar nenhuma responsabilidade: geraram um aumento da despesa à conta da diminuição do investimento que levou ao crescimento anémico de 1,2% e ao aumento do risco da dívida, mas a culpa é dos outros.
        Como sempre.

    • Trumputin.

      Véumdh..

  • Viva a falência total!

    Eu também duvido…

  • DC

    A máfia dos bancos continua…
    Continuam a fazer-se grandes fortunas.
    Adivinhem quem paga?

  • Trumputin.

    É o PSI18, a praça mais manipulada da Europa.

  • xiiiiiiiiiiiiiiiiii

    BCP É O RETRATO SEM RETOQUES DO LIXO EM PORTUGAL SE TRANSFORMOU.
    AGITAÇÃO À VISTA E COS—–TA FUGINDO.