InícioMercadosIGCP mandata sindicato bancário para lançar nova linha de Obrigações do Tesouro a 10 anos

IGCP mandata sindicato bancário para lançar nova linha de Obrigações do Tesouro a 10 anos

BBVA, HSBC, JP Morgan, Morgan Stanley, Novo Banco e Société Générale são os 'joint lead managers', segundo a Bloomberg. A operação deverá ficar fechada em breve.

D.R.
D.R.

O Estado deverá avançar com uma operação de financiamento sindicada gerida pelos bancos BBVA, HSBC, JP Morgan, Morgan Stanley, Novo Banco e Société Générale (joint lead managers), segundo a Bloomberg.

O IGCP mandatou um sindicato bancário para lançar uma nova linha de Obrigações do Tesouro com maturidade em Abril de 2027. A operação deverá ficar fechada em breve, segundo a Bloomberg.

“A transação sindicada deverá ser lançada e o preço definido num futuro próximo, sujeita às condições de mercado”, diz a Bloomberg.

O montante a emitir ainda não é conhecido, mas actualmente as condições de mercado estão piores do que há um ano quando fizeram uma emissão sindicada de 4 mil milhões a 10 anos, pois os juros da dívida soberana portuguesa a 10 anos no mercado secundário estão acima dos 4%.

Há um ano, para emitir a dez anos o Estado português pagou um juro de 2,973%.

A Bloomberg lembra que o rating da República de Portugal é de Ba1/BB+/BB+ (lixo).

A agência de gestão de dívida pública portuguesa (IGCP) anunciou nesta terça-feira que irá emitir entre 14 e 16 mil milhões de euros de obrigações do Tesouro em 2017 e as necessidades líquidas de financiamento do país atingirão 12,4 mil milhões de euros.

“Um montante entre os 14 a 16 mil milhões de euros será obtido via emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais. Os leilões de OT terão a participação dos Operadores Especializados de Valores do Tesouro (OEVT) e Operadores de Mercado Primário (OMP) e serão realizados à 2ª, 4ª e 5ª quartas-feiras de cada mês. O montante indicativo e as linhas de OT a reabrir serão anunciados ao mercado até 3 dias úteis antes do leilão”, revela a instituição liderada por Cristina Casalinho.

No programa de financiamento do país para 2017, o IGCP disse que o montante de empréstimos líquidos este ano inclui os 2,7 mil milhões de euros que o governo já tem destinado para capitalizar o banco estatal Caixa Geral de Depósitos este ano. E”ste valor inclui 2,7 mil milhões de fundos associados à recapitalização da CGD, que já se encontram financiados”, diz o site do IGCP.

“A estratégia de financiamento para 2017 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário. Oportunidades para realizar operações de troca e recompras de títulos serão exploradas. Na Estratégia de Financiamento para 2017 o IGCP também antecipa uma contribuição positiva de 1,5 mil milhões de euros de produtos de retalho”, revela a agência.

Em 2017, espera-se que o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro resultará num impacto nulo. Será mantida a estratégia de emissão ao longo de toda a curva, combinando prazos curtos com prazos longos. O IGCP manterá a realização de leilões mensais de BT na 3ª quarta-feira de cada mês e, se a procura de investidores o justificar, pode usar também a 1ª quarta-feira”, revela o comunicado.

Poderão ainda ser realizadas emissões no âmbito do programa EMTN, em função das oportunidades de mercado que se enquadrem na estratégia de financiamento, acrescenta a agência.

“A gestão do risco de refinanciamento implicará que as operações de financiamento a realizar evitarão a criação de excessivas concentrações temporais de amortizações, assim como a possibilidade de realização de operações de recompra de dívida, oportunamente anunciadas ao mercado. Como habitualmente, o IGCP manterá flexibilidade para introduzir na execução deste programa os ajustamentos que se venham a revelar necessários face à evolução dos mercados e das necessidades de financiamento ao longo do ano”.

  • Ignorante

    O melhor é despacharem-se, caso contrário ainda apanham os juros pela hora da morte …

    Sim porque descer demora tempo, mas para subir basta começar a arder!

  • Trumputin.

    A Casalinho e’ que descobre formas de financiar o Estado.

    O resto e’ conversa da direiitalha fascista de Passos e Marilu.

    • José Silva

      … esquerdalha comunista/fascista, tipo Venezuela, aí estamos de acordo.

      • Trumputin.

        Temos aqui, outra vez, o Limpinho da SIlva.

        Volta e meia temos que apanhar com ele…

        • José Silva

          Vê se aprendes alguma coisa, como é?. Tu gostas da geringonça, eu não gosto da geringonça que AINDA AGORA NA REFORMA ME ROUBOU 30 euros/Mês e falavam eles dos anteriores!!!. FICA-ME COM O DINHEIRO 11 MESES E DEPOIS SO EM DEZEMBRO MO DEVOLVE SEM JUROS, SABES PARA QUÊ? SIMPLES A COMUNICAÇÃO SOCIAL DIZER QUE O POVO EM DEZEMBRO GASTOU MUITO DINHEIRO,e que estão a viver bem. MAS NÃO DIZEM QUE DURANTE 11 MESES APERTARAM O CINTO. VISTE É POR ISSO QUE TU GOSTAS DE GERINGONÇAS COMUNISTAS E EU NÃO. VÊS A DIFERENÇA ENTRE UM PENSIONISTA ROUBADO PELA GERINGONÇA E OUTRO QUE ACEITA O ROUBO,?. A unica coisa que temos em comum coisa impossivel nas esquerdas e extremas esquerdas da arruaça é que não insultamos ninguém. Passa bem Trump e continua lá com a geringonça que eu nada tenho a ver com os teus gostos e continuo a aturar-te com respeito .PS:: Há já me esquecia, nada tenho contra o PS sem o Costa , mas sou anti comunista e anti fascista, entre os dois extremos venha o diabo que escolha.

          • Trumputin.

            Então querias o juro de um valor que não te compete receber antes da altura própria… mesmo assim estão a dar-te 50% !!! O Passos é que inventou estes duodécimos para esbater o impacto do COLOSSAL aumento de Impostos do Gasparzinho…

            Estes não te roubam NÉPIA ! Não sejas trapalhão…

            Aceito perfeitamente o anticomunismo de quem não gosta do comunismo. Não temos que pensar todos pela mesma bitola ! Também concordo com o sentido de urbanidade que devemos manter. Por vezes a linguagem é mais agressiva… mas isso não retira um avo ao respeito que devo às pessoas com ideias diversas das minhas.

            Limpinho da SIlva… até é carinhoso… LOL

            Cumprimentos !

          • José Silva

            E se fosse o Costa chefe da geringonça que recebesse o País em banca rota, com dinheiro apenas para durante dois meses se pagarem pensões e aos funcionários publicos não aumentava impostos, em especial o IRS? Era o milagre das rosas? Nenhum governo do mundo seja á esquerda ou á direita temj interesse em aumentar impostos porque ao faze-lo OBRIGATÓRIAMENTE perde votos. Tal como o professor de economia da mais prestigiada universidade do mundo em Londres, Ricardo Reis, hoje estamos um poucochinho melhor graças ao bom governo anterior de Passos Coelho, que até salvou Portugal e os Portugueses da banca rota imposta pelo Socrates/PS. Agora sem alguma austeridade, aliás já seguida e muito por esta geringonça, vai no Batalha como dizem os Portuenses. Gaspar aumentou o IRS e porque não é baixado agora pelo demagogo do Costa?. Limpinho e cristalino como a água. Cumprimentos.

          • Trumputin.

            “… hoje estamos um poucochinho melhor graças ao bom governo anterior de Passos Coelho …”

            LOL Você, oh José, saiu-me um brincalhão… LOL

    • José, Província

      Até estou admirado, lembra-se quem a contratou para o lugar?
      É verdade que é competente mas sem um governo também competente não há Casalinho que aguente.

      • Ignorante

        De facto dão um bom Casalinho…

    • NovoNick

      O seu discurso tem sido exactamente igual ao do Coelho dos corruptos passos e da Maria Luis almofada mas de diamantes e só dela Albuquerque, acho que finalmente encontrou o nome de utilizador adequado ao que escreve.

  • oleg

    O melhor será esperar pelo resgate e pela troika.
    Sempre serão juros mais baixos.

    • NovoNick

      Reze muito, mas não se esqueça de consumir bastante álcool e linhas de branca do Coelho dos corruptos passos, porque resgate só mesmo no universo paralelo dos cérebros caranguejolas é possível.

  • José Silva

    A culpa deste estado de coisas é dos credores, que ás vezes são exigentes demais e outras vezes é o deixa andar, á espera do milagre das rosas. Ides receber ao Totta.

  • NovoNick

    A estratégia seguida pelo IGCP é a principal razão para o mercado estar a exigir uma yeld superior a 4% nas OT com maturidade de dez anos.