InícioNotícia escrita porRoberto Figueira, Funchal BDO

Mas, sabemos no entanto, que existem áreas da nossa sociedade, por exemplo transportes, em que há valores que não podem ser ultrapassados, e falo naturalmente do tratamento que a linha aérea Lisboa Funchal tem tido por parte da TAP.

Uma empresa que procura melhorar a sua capacidade produtiva, procura melhorar os recursos dos seus colaboradores, que incrementa sistemas de produção para garantir melhor serviço ao cliente, que aplica estes meios por exemplo em políticas de expansão, deve ser naturalmente ser um investidor apoiado, pelas razões óbvias.

Com esta sistemática evolução dos normativos, alterações fiscais, alterações na forma como o contribuinte se relaciona com a Autoridade Tributária, o papel do Contabilista Certificado tornou-se indispensável, e com uma exposição e reconhecimento público muito maior, o que se saúda.

E digo isto porque efetivamente a partir de agora, será mais fácil para um qualquer cidadão, decidir se avança ou não para um crédito, e se sim, perceber de forma mais assertiva entre todas as propostas bancárias que tiver, por qual deve decidir.

Este novo sistema não é mais do que uma clara aproximação ao Sistema de Normalização Contabilística para as empresas privadas, com as devidas e necessárias adaptações. É por consequência, uma uniformização dos regimes contabilísticos europeus, cujo objetivo é naturalmente facilitar a leitura de todas as peças financeiras e contabilísticas do setor empresarial do Estado, com uma grande vantagem que é, o da comparabilidade.

Percebe-se também claramente neste orçamento, que grande parte desta melhoria em sede de IRS, encontra-se coberta por um aumento significativo dos impostos indiretos (Imposto do selo, tabaco, combustíveis, automóvel, etc), que necessariamente nos irão consumir boa parte do aumento das devoluções que nos serão atribuídas.

O novo Regulamento reveste-se de alguma complexidade, com novos princípios e conceitos, novos direitos para os titulares de dados que significam novos deveres para as empresas que com eles lidam.