InícioNotícia escrita porRenato Carmo, Sociólogo

Uma cidade que afasta os jovens do seu centro porque estes são precários e não detêm rendimento suficiente para a habitar, é uma cidade crescentemente desigual.

A composição assimétrica da estrutura salarial das empresas representa um dos motores mais determinantes para a persistência e o aumento da desigualdade social.

É fundamental para a Europa que a social-democracia se reinvente e reconquiste o protagonismo que teve noutros tempos.

Os nossos idosos vão sendo esquecidos quer nas aldeias paradas, quer nas cidades hiper-movimentadas. Não fazem parte dos circuitos da informação nem das redes sociais.

Não deve ser a escola a adaptar-se ao mercado de trabalho, pelo contrário, este é que se deverá adaptar aos requisitos de qualidade e de cidadania promovidos pelo sistema público de ensino.

'America first' representa a intensificação da polarização interna entre o povo americano e uma determinada elite da administração pública que, supostamente, não faz parte do povo.

Não é admissível que seja no interior do sistema onde se produz o conhecimento primordial para o país, que proliferam e se encontram as situações mais desprotegidas e vulneráveis de precariedade laboral.

O legado de Soares está aí para ser debatido, refletido, estudado. Jamais será um legado consensual eternizado numa única versão e ainda bem que assim é.