InícioNotícia escrita porMiguel Moreira da Silva, Engenheiro e Prof. Convidado, U. Lisboa

As grandes empresas estão particularmente atentas aos benefícios do 'Big Data', mas as micro, pequenas e médias empresas também podem beneficiar da gestão de informação ao serviço do processo de tomada de decisão.

A CML pode não gerir a EPAL nem controlar os consumos residenciais, mas é responsável pela definição de estratégias e metas para o uso eficiente da água na cidade.

Durante a última década temos assistido a um considerável esforço de contenção da despesa pública e a uma criativa receita fiscal, o que não quer dizer que tenha sido praticada disciplina orçamental.

O Governo, neste capítulo, tem a limitada função de pugnar por aqueles que ousam arriscar, inovar e tornar possível o impossível, criando-lhes um quadro jurídico e financeiro que lhes seja favorável. A bola está forçosamente no 'court' do promotor.

Num ano de eleições autárquicas importa pensar na Economia Azul como parte da agenda municipal, atendendo ao seu potencial socioeconómico.

A força centrípeta de Lisboa e Porto está a fragilizar o país, tornando-o menos resiliente a fenómenos naturais extremos como as cheias, as secas prolongadas e os incêndios.

A administração Trump representa o “negativo” dos ideais fundacionais dos EUA. Como contraponto, a China está a acompanhar a UE na liderança da transição energética.

A mobilidade urbana, atualmente, não se resume à mera função de transporte de pessoas.