InícioNotícia escrita porMário Malhão

mmalhao@jornaleconomico.pt

Os cálculos dos maiores especialistas internacionais do setor apontam para que Portugal tenha as sextas maiores reservas de lítio do Mundo, embora com menor teor de concentração. O trabalho do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia aponta para 11 áreas de potencial rentabilidade extrativa deste metal, na grande maioria localizadas a norte do Tejo.

A cadeira hoteleira portuguesa My Story Hotels, com uma taxa de ocupação na ordem dos 90%, está já instalada nas principais artérias da Baixa pombalina. Em 2017, a cadeia faturou cerca de 5 milhões de euros, mais 20% do que no ano anterior.

O ano passado marcou a consolidação da tendência de recuperação de passageiros nas principais empresas públicas de passageiros, com uma subida de 4,35% face a 2016 e mais 22,7 milhões de passageiros, os ‘campeões’ desta recuperação foram o Metro de Lisboa e a CP.

O total de crédito concedido pelas instituições financeiras monetárias a particulares desceu até novembro, segundo dados do Banco de Portugal, apesar de haver mais empréstimos para consumo. Dentro deste último segmento, o crédito concedido para compra de automóveis tem o maior peso, já segundo estatísticas da ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado.

Veio ligeiramente antes do Carnaval, mas num piscar de olhos o sentimento nos mercados acionistas globais mudou de traje e passou de positivo para negativo. Os dados fortes do mercados de trabalho e o aumento das taxas das obrigações norte-americanas trouxeram receios sobre uma aceleração da normalização da política monetária e abalaram Wall Street.

Os dados para o conjunto do ano ainda não foram divulgados, mas tudo indica que 2017 foi um ano de recordes no turismo na Madeira. Os números até novembro no que se refere às dormidas e aos proveitos totais já superaram os máximos atingidos nos 12 meses de 2016, sendo previsível que o rendimento médio por quarto também supere o valor do ano anterior. A estada média na Madeira tem rondado os 5,3 dias, cerca do dobro da média nacional.

A inflação média anual atingiu 1,4% em 2017. Com base nos indicadores do INE, o Jornal Económico fez uma análise mais fina e calculou a variação anual para os mais de 150 produtos e serviços para os quais o instituto disponibiliza índices. A subida mais expressiva foi nos serviços de alojamento, seguindo-se os sumos e os combustíveis. Claro que a inflação é uma média, e para que o valor global tenha ficado em 1,4%, outros produtos ficaram mais baratos – caso do vestuário, por exemplo.

Janeiro abriu com Philippe Coutinho a trocar Liverpool por Barcelona, por 120 milhões de euros. E fechou com uma verba recorde.