InícioNotícia escrita porMarco Silva, Financeiro

Será justo pagar Imposto sobre o Valor Acrescentado, que pressupõe taxar a criação de valor, sobre o ISP, que não cria valor algum?

As ilegalidades ocorridas na prática do Capitalismo têm diversas designações na legislação, podendo de forma geral ser reunidas na expressão “enriquecimento ilícito/injustificado”.

O problema está na falta de aplicação de medidas correctivas nos inúmeros incumprimentos aos mais elementares deveres de protecção por parte do Estado.

Atingiremos o progresso sustentável e real quando deixarmos de pactuar com o circo dirigido por aparelhos partidários e politiqueiros.

Sendo uma avaliação de perspetivas atuais e de curto prazo, este ‘rating’ não é de forma alguma uma certificação de que a dívida nacional é sustentável no longo prazo.

A “sorte” nacional dos últimos três anos deve-se ao desempenho favorável das economias para onde exportamos. Ou seja, não foi pelo que fizemos, mas pelo que elas fizeram.

Num mundo em que tudo pode ser controlado à distância de um clique, basta que exista estratégia para que a inovação esteja realmente ao serviço da segurança dos cidadãos.

É perigoso e contraproducente focarmo-nos apenas na gestão do dia-a-dia, sem um dispêndio igualmente considerável de recursos no pensamento e elaboração de um plano estratégico de longo prazo.