InícioNotícia escrita porLuis Filipe Malheiro

O Presidente da República e o Primeiro-Ministro associam-se hoje na Madeira, numa cerimónia de homenagem da Região Autónoma ao jogador Cristiano Ronaldo, um dos melhores futebolistas mundiais de sempre, natural do Funchal.

O primeiro-ministro António Costa recebe esta tarde na Quinta Vigia, sede da presidência do governo regional da Madeira, representantes dos lesados do ex-BANIF.

O concurso para a atribuição da concessão da linha aérea Madeira-Porto Santo deverá ser aberto em breve, anunciou hoje a Secretaria Regional madeirense da Economia, Turismo e Cultura

O Secretário Regional madeirense da Economia afirmou hoje que o facto da companhia aérea de baixo custo, Easyjet, ter anunciado que vai deixar de voar para Ponta Delgada, nos Açores, "em nada altera a estratégia da Madeira no setor".

Rui Gonçalves, secretário regional das finanças e administração pública, é quem, no governo regional madeirense, detém a tutela da participação pública na concessão do Centro Internacional de Negócios da Madeira, cuja concessão foi recentemente formalizada, por um prazo de 10 anos (contra os anterior 30 anos). Acresce que a Madeira aumentou de 39 para 62% a sua participação no capital social da empresa concessionária, a SDM e nomeou um novo representante na Administração, João Machado, antigo responsável pela Autoridade Tributária da Madeira.

O representante da República na Madeira defendeu perante deputados nacionais "uma colaboração estreita entre a Assembleia da República e os Parlamentos Regionais, com vista ao aprofundamento e consolidação da Autonomia regional".

A deputada à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, jurista, eleita pela Madeira, foi designada pelo PSD para fazer parte desta nova Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, proposta pela oposição de direita após os acontecimentos políticos e parlamentares que ditaram a demissão do Presidente da primeira Comissão de Inquérito.

O Governo Regional da Madeira aprovou e considerou válida a única proposta apresentada para a aquisição da participação social pública no Jornal da Madeira.