InícioNotícia escrita porDenise Fernandes

dfernandes@jornaleconomico.pt

As novas regras das reformas antecipadas para as muito longas carreiras contributivas devem entrar em vigor em outubro. Porém, não se sabe quando é que as restantes fases do processo de revisão, que abrangem mais pessoas, estarão no terreno.

Cerca de dois milhões de pensionistas que recebem até 632 euros terão direito a um acréscimo de 6 ou 10 euros, consoante os casos.

Cerca de dois milhões de pensionistas que recebem até 632 euros terão direito a um acréscimo de 6 ou 10 euros, consoante os casos.

Simulações do Ministério do Trabalho mostram quem tem direito ao aumento extraordinário de pensões.

Os pagamentos estão "apenas pendentes de um procedimento administrativo", avança fonte oficial. Fenprof diz que em causa estão "milhares de docentes" sem salário desde maio.

A advogada de direito laboral sublinha que é difícil provar em tribunal situações de assédio no local de trabalho, uma vez que as principais testemunhas são os colegas da vítima, que receiam perder o emprego.

A nova legislação sobre assédio moral no trabalho já foi aprovada no Parlamento e aguarda publicação. O objetivo é proteger mais os trabalhadores e responsabilizar as empresas. Mas a distância entre o que fica escrito e a prática ainda é um longo caminho a percorrer.

Um em cada seis trabalhadores diz já ter sido alvo de assédio moral. Intimidação, perseguição e humilhação são algumas das formas mais frequentes, usadas sobretudo sobre as mulheres. Mas é difícil obter provas.

PUB
PUB
PUB