Associados do Montepio reúnem-se para passar banco a sociedade anónima

O Coliseu dos Recreios enche-se esta terça-feira à noite para para decidir a passagem da Caixa Económica Montepio Geral a sociedade anónima.

SBSI

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral reúnem-se esta terça-feira às 21 horas, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para decidir a passagem da Caixa Económica Montepio Geral a sociedade anónima.

Recorde-se que a assembleia-geral anteriormente convocada foi adiada por não estarem reunidos dois terços dos associados com direito de voto. Quanto à nova reunião, realizar-se-á independentemente do número de associados que estiver presente.

O processo de transformação da Caixa Montepio Geral em sociedade anónima começou em março do ano passado, por exigência do Banco de Portugal e já foi aprovado na assembleia-geral da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), pelo que falta agora a ratificação dos associados da casa-mãe para que seja concluído.

De acordo os novos estatutos do banco como sociedade anónima, a Associação Mutualista deixa de ter 100% do capital social do banco, uma vez que os atuais detentores de títulos do Fundo de Participação da Caixa Económica Montepio Geral passam a ser acionistas do banco.

De acordo com fonte da associação mutualista, uma vez que esta tem 285 milhões de euros em unidades de participação e 115 milhões de euros estão dispersos, a associação fica com 94,7% do capital social e os restantes acionistas com 5,3%.

Mais notícias