APB vai promover educação financeira nas escolas

A Associação Portuguesa de Bancos e a Junior Achievement Portugal estabeleceram uma parceria, que permitirá levar ações de educação financeira a mais de mil alunos do ensino básico e secundário.

Os programas arrancam ainda este ano letivo e prolongam-se, em maior escala, no próximo. O trabalho a desenvolver junto das escolas terá diferentes formatos, dado que o objetivo é não só informar, mas também permitir que os alunos reflitam sobre estes temas aparentemente complexos, mas indispensáveis no seu dia-a-dia.

As ações serão realizadas em parceria entre voluntários dos 10 bancos que integram o grupo de trabalho de Educação Financeira da APB e a JA Portugal.

“O segmento das crianças e jovens é prioritário para o setor bancário, posto em prática quer de forma conjunta via APB, quer diretamente pelos bancos associados”, refere a APB em comunicado.

A European Money Week, iniciativa de sensibilização para a literacia financeira da banca europeia, serviu, na semana passada, de ‘tiro de partida’ para esta parceria. Em representação dos associados da APB, os quatro maiores bancos do sector bancário nacional – CGD, BCP, Novo Banco e Santander Totta – receberam 20 alunos de vários estabelecimentos de ensino, que puderam conhecer os bastidores destas instituições.

A  Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos presente em 122 países.  Em Portugal está desde 2005, tendo já envolvido cerca de 250 mil alunos em atividades nas áreas da literacia financeira, da cidadania e ética, do desenvolvimento de carreiras e do empreendedorismo.

Mais notícias