Altice apresenta tecnologia 5G ao comissário europeu Carlos Moedas

Esta foi a primeira demonstração pública desta tecnologia, em desenvolvimento em parceria entre a Altice e a Ericsson, no Centro de Inovação da Altice em Aveiro. As redes 5G deverão permitir maior débito, velocidade e número de dispositivos ligados.

Foi esta quinta-feira que o Centro de Inovação de Aveiro da Altice recebeu a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Na ocasião – englobada no TECHDAYS, um dos maiores eventos em Portugal na área da tecnologia e I&D – a Altice deu a conhecer a Carlos Moedas os mais recentes desenvolvimentos na área da tecnologia 5G, que atualmente está a ser desenvolvida naquele centro em parceria com a Ericsson.

A apresentação decorreu no stand da Altice Labs no TECHDAYS. O comissário tomou contacto com a tecnologia de acesso e fronthaul ótico que suportará as futuras redes 5G, tecnologia que se apresenta como o novo paradigma nas redes de telecomunicações. Com esta tecnologia será possível atingir débitos de 20 Gbps com uma latência máxima de 1ms – segundo dados da Altice –, permitindo a ligação de até um milhão de dispositivos ligados por km2.

Claudia Goya, CEO da Altice Portugal, afirmou na ocasião que “o Grupo Altice está na liderança dos primeiros testes da tecnologia 5G, fruto de uma grande parceria internacional, que está a ser desenvolvida pela Altice Labs, em Aveiro. A escala crescente do grupo abre-nos, todos os dias, novas portas na área das melhores parcerias locais e globais, o que nos permite olhar com confiança para a nossa liderança na inovação a partir de Portugal.”

Já Alexandre Fonseca, CTO da Altice Portugal, comentou que “esta visita ao principal Centro de Inovação da Altice demonstra bem a importância que este tem não só para a região de Aveiro mas também para o País, na medida em que Portugal se procura posicionar na dianteira da inovação e desenvolvimento tecnológico. A Altice Labs tem neste momento mais de 1000 engenheiros a trabalhar no desenvolvimento de soluções e produtos para serem exportados para mais de 35 geografias e 650 dos quais estão precisamente em Aveiro. Estes números são representativos da importância e centralidade que a aposta na inovação e tecnologia assume para o Grupo Altice.”





Mais notícias