Alantra adquire divisão de assessoria de carteiras de crédito da KPMG

A empresa espanhola que tem em Portugal como representante Rita Barosa, ex-BES, está a caminho de se tornar no líder europeu de "banking portfolio advisory" (assessoria em operações de compra e venda de carteiras de crédito bancário).

A sociedade espanhola com implementação internacional Alantra adquiriu a divisão global da Portfolio Solutions de KPMG no Reino Unido e converte-se assim no líder europeu da assessoria em  operações de compra e venda de carteiras de crédito bancário.

A  Portfolio Solutions Group de KPMG UK é especializada em assessorar instituições financeiras e fundos globais em operações de carteira de crédito vencido (NPL) e ativos bancários não estratégicos. O closing do negócio será concluído no início de agosto, após a aplicação dos regulamentos britânicos da TUPE (Transfer of Undertakings [Protection of Employment] Regulations 1981), lê-se no site da Alantra.

A combinação de ambas as equipes levará a Alantra ao lugar de líder europeu neste segmento. A divisão será denominada Alantra Corporate Portfolio Advisory (CPA) e contará com mais de 70 profissionais em Londres, Madrid, Milão, Atenas, Dublin e Lisboa. A equipe será liderada por Joel Grau, Andrew Jenke e Nick Colman, além de outros diretores executivos.

No final de 2017, a exposição das instituições financeiras europeias a créditos em risco de incumprimento (créditos improdutivos) ultrapassava os mil milhões de euros, de acordo com dados do Banco Central Europeu citados pela sociedade. “A Alantra CPA estará numa posição única para ajudar no processo de reestruturação do balanço dessas instituições financeiras”, diz a empresa com sede em Madrid.

A Alantra e a KPMG irão colaborar tanto na execução dos mandatos existentes, quanto em futuras oportunidades de negócios que até aqui a Alantra não oferecia no Reino Unido.

A Alantra CPA fará parte do Grupo Alantra, que é um player global e independente que oferece serviços de banco de investimento e gestão de ativos em mais de 20 países. A empresa está cotada no mercado contínuo de Madrid desde 2015 e tem uma capitalização de mercado de mais de 550 milhões de euros.

A Alantra descreve que “esta operação reforça a presença da sociedade em Londres, o mais importante centro financeiro da Europa. A presença local do Grupo será de mais de 180 profissionais, que oferecerão serviços de consultoria em operações de M&A [fusões e aquisições], dívida, mercado de capitais e carteiras de crédito”.

O actual portfolio advisory business  da Alantra, com sede em Madrid é composto por 40 profissionais especializados e liderou 80 transações em cinco países num volume total de mais de 65  mil milhões de euros desde 2014.

Composta por mais de 35 profissionais, a equipe iniciou suas atividades durante a crise financeira asiática e está sediada em Londres desde 2008. Assessorou mais de 100 operações em 30 países para um volume agregado que ultrapassa os 180 mil milhões de euros e tem mandatos vivos num montante agregado de mais de 16.000 milhões de euros.

Segundo revelou o  Jornal Público, a Alantra foi recentemente selecionada por um veículo do Lone Star, a Hudson Advisor, para encontrar um comprador para a carteira imobiliária de quase 700 milhões de euros do Novo Banco .

O Novo Banco foi recentemente recrutar o gestor alemão Volkert Schmidt da Hudson Advisor para liderar este dossier.

A empresa espanhola Alantra é gerida em Portugal por Rita Barosa, ex-assessora de Ricardo Salgado cujo nome também consta do dito saco azul do GES, revela também o Público.




Mais notícias
PUB
PUB
PUB